Comitiva da Câmara Municipal de Canoinhas-SC realiza visita técnica em Itapoá para obter informações sobre o processo legislativo 100% digital

Imprimir
Criado em Terça, 17 Julho 2018

Os servidores senhores Daniel Carvalho (agente legislativo), José Luiz Lacowicz (secretário legislativo), Ricardo Beninca (advogado legislativo) e Márcio Juliano Seleme (setor de Tecnologia da Informação e Comunicação), visitaram a Câmara Municipal de Itapoá nessa quarta-feira, dia 11/07/18, e foram recebidos pela Mesa Diretora da Casa, representada nesse ato pela Vereadora Janayna Gomes Silvino (PR).

O objetivo foi técnico, para conhecer o funcionamento do projeto pioneiro e inovador do Poder Legislativo de Itapoá. Trata-se do processo legislativo digital, em que proporcionou a eliminação completa da utilização de documentos físicos, cópias, papel, impressoras e toner, e que passou a utilizar exclusivamente documentos eletrônicos e assinaturas com certificados digitais padrão ICP-Brasil dos proponentes.

Os servidores municipais de Canoinhas também puderam conhecer as dependências da Câmara Municipal de Itapoá, e  trocar saberes, bem como esclarecer dúvidas para a implantação do processo legislativo 100% digital, com a explanação do servidor da área de TI Sr. Francisco Xavier Soares Filho.

Os servidores de Canoinhas também conheceram o funcionamento da TV Câmara de Itapoá, projeto que é executado pelos próprios servidores da Casa e que não requer o pagamento de licença e/ou empresa terceirizada, com o uso do stream de vídeo gratuito pelo youtube.

Para o servidor municipal de Canoinhas, Sr. José Luiz Lacowicz, a visita representou o início de um contato e de uma importante obtenção de novas técnicas e novas visões de fluxo de trabalho no legislativo, e que a Câmara Municipal de Itapoá está de parabéns pelo excelente serviço prestado para a comunidade, sendo uma referência em processo legislativo digital. “Esperamos organizar e promover uma visita da Câmara de Itapoá em um evento para as Câmaras do Planalto Norte catarinense. Esse projeto precisa ser compartilhado e levado adiante para mais Casas Legislativas, pois reduz custo, aumenta a eficiência e a transparência, e garante maior segurança jurídica nos documentos públicos do processo legislativo municipal”, finaliza José Luiz.

“Estamos muito contentes em receber a visita de diversas Câmaras Municipais, com vereadores e servidores dispostos a inovar e interessadas em compartilhar saberes para o aumento da eficiência e segurança jurídica do processo legislativo municipal. Esse projeto de Itapoá é semelhante ao processo judiciário eletrônico, mas a partir da análise de requisitos que os servidores da Câmara de Itapoá identificaram no planejamento do projeto. Buscamos uma tecnologia de informação para atender ao fluxo de trabalho e à realidade no funcionamento do processo legislativo municipal de Itapoá. E é sempre enriquecedor o intercâmbio de informações, pois esse contato com servidores de outras Casas Legislativas permite avançarmos também aqui na Câmara de Itapoá”, comenta o servidor da área de TI Francisco Xavier Soares Filho.


Conheça um pouco mais sobre o processo legislativo 100% digital de Itapoá

A principal diferença do processo judiciário eletrônico para o processo legislativo eletrônico está na não dependência de um sistema de informação centralizado para autenticar o documento eletrônico com o certificado digital, e pela não utilização de navegadores de internet para aplicar a assinatura com o certificado digital.
E essa diferença proporciona os seguintes impactos: 1) Não é preciso acessar em sistema de informação específico para verificar a autenticidade de um documento; 2) É muito mais prático aplicar a assinatura digital sem a dependência de Java e plugins que muitas vezes não reconhecem os drives equipamentos dos certificados digitais nos navegadores de internet Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer. Ao aplicar a assinatura e criptografar diretamente no arquivo, nota-se uma facilidade muito maior para o usuário final; 3) Disponibiliza-se os arquivos em PDF originais e com os respectivos certificados digitais no site da Casa. Dessa forma, o munícipe poderá fazer o download do arquivo eletrônico e guardar uma “cópia autenticada” no seu respectivo computador e/ou celular.

Optou-se pelos autores (Vereadores, Prefeito, Secretários, Procuradores, Contadores, Servidores) aplicarem a assinatura digital diretamente nos arquivos eletrônicos, e não via sistema centralizado. Essa diferença permite maior flexibilidade para a aplicação de assinatura de dois ou mais proponentes em um mesmo documento, sendo essa situação muito comum em Câmara Municipal. Além disso, nota-se maior agilidade de tramitação dos documentos, facilidade na utilização das tecnologias pelo usuário final, transparência com a disponibilização dos arquivos originais em formato PDF e com os certificados digitais de todos os proponentes, redução de custo com a não utilização de sistema específico e com os backups dos arquivos em servidores de arquivo e HD externo de forma mais prático.

Por fim, esse projeto está alinhado com as questões da sustentabilidade do planeta, pois reduz o deslocamento físico dos vereadores e servidores (redução de emissão de CO2), elimina o consumo de papel, toner, impressoras, e reduz o custo operacional da Casa de Leis.

"A Câmara Municipal de Itapoá espera continuar cooperando e ajudando servidores e vereadores, com o compartilhamento de saberes sobre nosso processo legislativo 100% digital. Além de reduzir custos, também conseguimos garantir maior eficiência nos trabalhos da Casa", comenta o Presidente da Mesa Diretora Vereador José Antônio Stoklosa (PSD).


Comitiva da Capital visitará Itapoá

No próximo dia 19 de julho de 2018, vereadores e servidores da Câmara Municipal de Florianópolis, já confirmaram presença para visitarem Itapoá.


Quem mais já apareceu por aqui?

> No dia 24 de maio de 2018, uma comitiva de servidores Timbó-SC esteve em Itapoá;
> No dia 24 de abril de 2018, servidores da Câmara de Lapa-PR estiveram em Itapoá;
> No dia 20 de abril de 2018, o Presidente, Vereadores e Servidores de Jaraguá do Sul estiveram em Itapoá;
> No dia 16 de agosto de 2017, servidores da Câmara Municipal de São Bento do Sul visitaram Itapoá;
> No dia 18 de setembro de 2017, a Mesa Diretora de Joinville e de Itapoá estiveram reunidos para buscar cooperação tecnológica;

 

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá - SC

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Celular: (47) 99668-5690 (WhatsApp),

Rua 960 Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89360-730. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

Whatsapp da Câmara  Facebook da Câmara  Instagram da Câmara  Canal do Youtube

© 2009 - 2024 Câmara Municipal de Itapoá-SC - Portal desenvolvido e atualizado pelo Setor de Informática da Câmara, com o uso de softwares livres e CMS Joomla.