Alunos visitam a VI Exposição de Artes promovida pelo Poder Legislativo de Itapoá

Imprimir
Criado em Sexta, 10 Maio 2019

A Câmara de Vereadores de Itapoá, teve a grata satisfação de receber a visita dos alunos do 7º ano da Escola GESS Coc Itapoá, acompanhados pela professora Cíntia Beatriz Machado Pereira, que, trabalhando um projeto de sustentabilidade, agendou a visita para prestigiarem a exposição da arte da artista plástica Efigênia Rolim.

As crianças observaram as obras criadas pela artista e assistiram alguns vídeos que contam um pouco sobre o trabalho da artista Efigênia e encantam com a sua postura de "rainha salvando o mundo do lixo e salvando o lixo do mundo". Ela transforma cada objeto que encontra ou ganha, e lhes dá vida, criando histórias ou músicas para suas obras.

Efigênia nasceu em 1931 na cidade Abre Campos, Minas Gerais, mas foi em Curitiba no Paraná, em 1990, andando pela Praça Tiradentes, que ela retirou de dentro de si a sua arte. Quando ao ver no chão, um objeto reluzente, parecendo uma esmeralda, pensando que fosse uma joia, apanhou do chão, e ouviu o seu coração dizer, que aquilo era mais que uma joia, usufruível, era um "mísero caído" que ela poderia dar vida, e ela pensou: "como eu iria dar vida à tanto mísero caído", então ela se emocionou, pois sentiu que era como dar vida ao ser humano. Diante de si, ela notou, que se tratava da razão de si mesma, de transformar tudo o que encontra, de dar vida e consequentemente histórias aos seus "míseros caídos"/objetos. Um objetivo é salvar o planeta, mostrando para as crianças como reciclar o lixo. Ela também diz que quando está reciclando, ela sente que está defendendo o maior bandido do planeta que é o lixo, transformando-o e dando vida aos personagens que cria. Como ela diz, ainda tem muito o que fazer e ensinar às crianças.

Foi assim, que Efigênia Rolim, se tornou a "Rainha do Papel de Bala" conhecida em várias partes do mundo. Recebeu do Governo Federal, o Diploma da Ordem do Mérito Cultural, foi homenageada como cidadã honorária de Curitiba/PR e reconhecida como artista singular por muitos estudiosos da arte. Participou de muitas exposições e uma de suas mais importantes obras, a "RAINHA DO PLANETA" está exposta no Museu Oscar Niemeyer. Além disto, o Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná que incluiu a composição de Efigênia, “O Conta Gotas”, no CD Terra de Pinho II, por ocasião dos festejos dos cem anos da Universidade.

Além da arte com reciclável, ela compõe muitas músicas, cria e conta histórias.

A vida e a obra de Efigênia são contadas nas seguintes obras:

Peça de teatro Papel Amassado, Sonho Revelado, dirigida por Eduardo Salles Ulian em 2010;

Documentário premiado: “Rainha do Papel”, dos paranaenses Estevan Silveira e Tiomkim (1999);

Documentário Premiado: “O Filme da Rainha” do argentino Sérgio Mercúrio (2006) e

O Livro “A Viagem de Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador”, de autoria da jornalista paranaense Dinah Ribas Pinheiro, foi lançado no dia 8 de dezembro de 2012. 

Frases de Efigênia Rolim:

"Se você Jogar tudo isto no rio, ou numa valeta, o que acontece? A água tem que voltar, ou revoltar"

"Felicidade não é voar alto, mas ter onde pousar"

Dona Efigênia montou sua exposição em Itapoá na rua Tertuliano Pereira Lima, casa 35 no Balneário Figueira, o Museu "Galeria: Arte Vida" recebe visitas das 09:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 horas.

Esta é a 6ª Exposição de Artes promovida no espaço que a Câmara reserva com o fim de fazer conhecer nossos artistas e também possibilitar a nossa comunidade a apreciação das obras de artes produzidas. 

As exposições duram cerca de duas semanas cada, e estão abertas à visitação pública no horário de expediente da Casa, das 08:00 as 18:00 horas e durante a realização das sessões ordinárias nas segundas feiras até as 21:00 horas.

As obras da Efigênia ficarão expostas na Câmara até 18 de maio de 2019.

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 18h

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone Fixo: (47) 3443-6146

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui

Mais informações / contato: Clique aqui

© 2019 Francisco Xavier Soares Filho - Desenvolvedor e Analista do Web Site. Em Software Livre com CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL.