ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VISITAM IX EXPOSIÇÃO DA CÂMARA

Imprimir
Criado em Segunda, 08 Julho 2019

 

“O PESCADOR E O TEMPO”

 

A semana na Câmara de Vereadores de Itapoá, foi bastante agitada com as visitas das turmas de alunos de várias escolas municipais de Itapoá. O alunos vieram acompanhados de professores e ouviram atentamente as explanações da servidora Mari, que explicou a relevância do pescador para o município, bem como, falou sobre cada objeto exposto e sua expressão na história da formação desta comunidade.

Os alunos puderam entender a importância que o pescador tem para a nossa cidade, economicamente, com as vendas dos produtos pescados e com a geração de renda, também sobre o aspecto social e cultural e principalmente, em relação ao aspecto histórico, já que não é possível contar a história do município de Itapoá, sem falar do pescador. Depois dos índios, foram eles os primeiros a povoar Itapoá naqueles tempo remotos e difíceis, quando não havia luz elétrica nem estradas, e tudo o que precisavam e não se podia produzir aqui, atravessavam o mar para suprir as necessidades em São Francisco do Sul. Além disto, os pescadores mais antigos, salvaram muitas vidas no nosso município, numa época em que não haviam salva-vidas como há hoje em dia.

A exposição é alusiva ao dia 29 de junho, data que tem origem cristã, escolhida como o dia do pescador, por ser dia de São Pedro, o apóstolo de Jesus e pescador de profissão, considerado padroeiro da pesca e santo protetor do pescador. A exposição contempla, uma das atividades mais antigas da humanidade, tal qual a conhecemos. Até mesmo na bíblia, várias passagens contam histórias de Jesus e seus apóstolos enfrentando os mares na atividade da pesca. Também aqui, no nosso município, uma das primeiras atividades comerciais realizadas foi a pesca.

Cada objeto aqui exposto, tem uma história escondida, ou quem sabe quantas?

O pescador é um símbolo de trabalho e de coragem que construiu junto dos desbravadores, nossa cidade, trabalhando aqui, nos tempos mais remotos e difíceis, assistindo idas e vindas de muita gente e sustentando o crescimento desta comunidade.

Parabéns às professoras que se dispuseram a oportunizar este conteúdo aos nossos discentes, desejamos poder ter colaborado também com o aprendizados deles que serão o futuro de nossa cidade.

 

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá - SC

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Celular: (47) 99668-5690 (WhatsApp),

Rua 960 Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89360-730. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

Whatsapp da Câmara  Facebook da Câmara  Instagram da Câmara  Canal do Youtube

© 2009 - 2024 Câmara Municipal de Itapoá-SC - Portal desenvolvido e atualizado pelo Setor de Informática da Câmara, com o uso de softwares livres e CMS Joomla.