PEM-Itapoá realiza "4º Dedo de Prosa Rosa - Mulher na Política"

Criado em Sexta, 01 Dezembro 2023

A Procuradoria Especial da Mulher realizou no dia 22 de novembro de 2023 o 4º Dedo de Prosa Rosa, com o tema “Mulher na política - A importância da atuação feminina na política”. O evento, contou com a participação das Procuradoras Especiais da Mulher de Itapoá, a Vereadora Izabel Correia Marcondes e Maria Inês Vargem Yalçinkaya, como mediadoras, além da presença especial da vereadora licenciada Janayna Gomes Silvino, atualmente respondendo pela secretaria municipal de saúde de Itapoá e da vereadora de Navegantes, Sorilei Aparecida Thiele Dapper

Janayna falou especialmente sobre a importância de ter o apoio familiar, em especial, daqueles que convivem com a pessoa que atua politicamente. Ela é graduada em enfermagem, servidora pública de Itapoá há 25 anos, atuando hoje como secretária municipal de saúde e atual coordenadora da comissão intergestores regional de saúde da região nordeste de Santa Catarina. Foi vereadora de Itapoá na gestão 2017-2020, tendo dirigido os trabalhos das comissões permanentes como presidente da comissão permanente de legislação, justiça e redação final, sendo esta comissão, a responsável por analisar e emitir pareceres sobre todos os projetos normativos que tramitaram no Poder Legislativo Municipal. Foi reeleita para a legislatura 2021 à 2024, tendo licenciado-se para assumir à convite, a secretaria de saúde do município de Itapoá. Diante da vasta experiência, pode colaborar grandemente compartilhando as diretrizes que considera necessárias para uma boa atuação política.

Vereadora Sol, como gosta de ser chamada, destacou a relevância da atuação em demandas sociais, de apoiar determinadas causas, “levantando bandeiras” de apoio e atuação ativista, nas quais tenha afinidade para defender, e de especialmente lutar em prol das mesmas. Ela é técnica em contabilidade e cursando sociologia, vereadora de navegantes e presidente da Procuradoria Especial da Mulher daquela cidade. Como ativista da causa animal desde 1999, bem como, das causas femininas, é atuante forte dentre estas e outras causas sociais. No portal da câmara de navegantes, é possível notar, que sua trajetória política é bastante intensa, apesar do pouco tempo em que se encontra como vereadora. Atuando como procuradora especial da mulher naquele município, ela propôs para navegantes o projeto de lei 0015/2021, o qual dispõe sobre o ensino de noções básicas da lei Maria da Penha, no âmbito das escolas municipais de navegantes, matéria de grande importância no combate à violência contra a mulher.

A vereadora Izabel, como procuradora anfitriã, procurou frisar constantemente o quão é essencial às mulheres ocuparem os espaços, incentivarem e apoiarem outras mulheres a fazê-lo.

As convidadas compartilharam suas experiências de atuação feminina na política, as dificuldades encontradas, o desdobramento para conseguir exercer todas as atividades de suas responsabilidades, no meio profissional, social e especialmente familiar. Além disso, destacaram a relevância de obter o apoio familiar no desenvolvimento das atividades políticas, em especial como vereadoras.

Durante o evento, as pessoas presentes sentiram-se à vontade para interagir, dar opiniões e também para expor as próprias experiências. As experiências trocadas foram inspiradoras e incentivadoras para a ampliação da participação feminina na vida política do município. A oportunidade de fala às participantes do evento, demonstrou que as mulheres se sentiram acolhidas e confiantes para participar, tendo com este fato, atingido o objetivo maior das rodas de conversas promovidas pelo PEM – Itapoá. O evento poderá ser acompanhado pelo link:

4º Dedo de Prosa Rosa - Mulher na Política

Contate a Procura Especial da Mulher de Itapoá:

Seja você, mulher participativa.