Em quarentena, Câmara Municipal realiza reunião extraordinária em ambiente virtual e por acesso remoto dos vereadores de Itapoá

Na tarde dessa quarta-feira (25/03/2020), em razão da quarentena na Câmara Municipal de Itapoá e da busca pelo afastamento social para evitar e/ou reduzir o contágio e a propagação do vírus COVID-19, a Mesa Diretora da Casa, em conjunto com os vereadores de Itapoá, realizaram a 1ª reunião da história do Poder Legislativo de Itapoá em ambiente 100% virtual e por acesso remoto entre os participantes. A reunião também foi transmitida ao vivo no canal oficial da Casa, no youtube.

 

Apenas o Presidente da Mesa Diretora Vereador Ezequiel de Andrade e o 1º Secretário Vereador José Maria Caldeira estiveram presencialmente no plenário da Câmara. Os demais vereadores realizaram o acesso remotamente, com o uso de tecnologia de informação e comunicação, por videoconferência.

 

Como primeira experiência, com pouco tempo para testes e implementação, e sem o pagamento de qualquer custo para o serviço, foi possível realizar uma reunião com todos os vereadores, inclusive com o vereador Thomaz que se encontra em São Paulo para tratamento de saúde de sua filha.

 

A reunião durou cerca de 3 horas e 40 minutos, e todos os parlamentares puderem analisar as Proposições que já estão 100% digitais e com os documentos originais disponíveis no site institucional da Casa. 

 

Site do Processo Legislativo Digital:

https://sapl.itapoa.sc.leg.br/

 

Os vereadores também puderam discutir as Proposições e votar em todas as matérias, conforme a condução dos trabalhos pelo Presidente da Mesa Diretora Vereador Ezequiel de Andrade.

 

Conforme o servidor responsável pela área de tecnologia da Casa, foi utilizado o software Google Hangouts Meet para a videoconferência. A Câmara Municipal utiliza uma solução gratuita que foi oferecida pela empresa Google no ano de 2010, para empresas que quisessem experimentar os produtos do G Suits. Assim, o Setor de Informática fez a adesão no estágio inicial do programa, e desde então, a Câmara Municipal de Itapoá utiliza de forma totalmente gratuita as soluções corporativas do Google Suits, inclusive o Gmail e o Hangouts Meet. 

 

“Pelo pouco tempo disponível para testes, e com a ajuda de todos os vereadores e servidores da Casa, foi possível garantirmos a continuidade do serviço público na Câmara Municipal de Itapoá, num ambiente virtual e por acesso remoto. Agora, estamos compartilhando essas soluções com as demais Casas Legislativas pelo Brasil que nos procuram.”, comenta o Responsável pelo Setor de Informática Francisco Xavier Soares Filho.

 

Link da gravação completa da reunião:

Em quarentena, Câmara Municipal realizará Reunião Extraordinária em ambiente virtual e com acesso remoto pelos vereadores de Itapoá

Nesta quarta-feira, dia 25 de março de 2020, com início às 15h00min, ocorrerá Reunião Extraordinária na Câmara Municipal de Itapoá. Em razão da quarentena, pela primeira vez na história do Poder Legislativo de Itapoá, a Reunião ocorrerá 100% em ambiente virtual e com acesso remoto pelos vereadores de Itapoá.

 

 

Com o uso de uma solução tecnológica, apenas o Presidente da Casa Vereador Ezequiel de Andrade estará fisicamente presente na sede da Câmara. Os demais vereadores estarão conectados via acesso remoto em um ambiente virtual.

 

A reunião também será transmitida ao vivo, no canal oficial da Câmara Municipal de Itapoá no youtube. E após o término da Reunião, a gravação também ficará disponível no canal da Casa.

 

Pauta da Reunião Extraordinária

Entrada na Casa: 

 

 > Projeto de Lei Complementar nº. 04/2020 - Altera a Lei Complementar Municipal Nº 044, de 12 de setembro de 2014, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município de Itapoá, das autarquias e das fundações públicas, incluídos os servidores dos regimes de contratação efetiva e temporária, estatutários, estatutários temporários e demais servidores contratados pela administração direta ou indireta, e dá outras providências.

 

> Projeto de Resolução nº. 03/2020 - Altera o §1º do Artigo 5º da Resolução nº16/2019 Que Dispõe Sobre a Criação da Comissão Especial Para Analisar e Emitir Parecer ao Projeto de Lei Complementar nº 07/2019, Que Dispõe Sobre o Zoneamento Ecológico Econômico Municipal – ZEEM, e Dá Outras Providências.

 

> Projeto de Lei nº. 16/2020 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar por anulação parcial de dotação.

 

> Projeto de Lei nº. 25/2020 - Fixa o índice da revisão geral anual das remunerações dos servidores públicos da Câmara de Vereadores e o subsídio dos agentes políticos do Poder Legislativo do município de Itapoá/SC, e dá outras providencias.

 

> Projeto de Lei nº. 26/2020 - Declara estado de calamidade pública no município de Itapoá para efeitos do atendimento do artigo 65, da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2020, e dispõe sobre alteração da Lei Municipal 962, de 09 de dezembro de 2019 e dá outras providências.

 

  

Única Votação

 

> Requerimento nº. 13/2020 - Os Vereadores que subscrevem, requerem, na forma regimental e, depois de ouvido o Plenário, a alteração no Regime de Tramitação para Urgência Especial, do Projeto de Lei nº 25/2020 e do Projeto de Resolução nº 03/2020, com observância do art. 123, parágrafo 3º, inciso VII, art. 145, parágrafo 2º, e do art. 148 todos do R.E Regimento Interno da Câmara Municipal de Itapoá.

 

> Requerimento nº. 14/2020 - Os Vereadores que subscrevem, requerem, na forma regimental e, depois de ouvido o Plenário, a alteração no Regime de Tramitação para Urgência Especial, do Projeto de Lei nº 16/2020 e do Projeto de Lei Complementar nº 04/2020, com observância do art. 123, parágrafo 3º, inciso VII, art. 145, parágrafo 2º, e do art. 148 todos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Itapoá.

 

> Emenda Legislativa no 16/2020 ao Projeto de Lei no 24/2020.

 

> Projeto de Lei no 20/2020 - Altera a Lei Municipal nº 075, de 24 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o estatuto e institui o plano de carreira e remuneração do pessoal do magistério público municipal, e dá outras providências. 

 

> Projeto de Lei no 23/2020 - Altera a Lei Municipal No 750, 04 de dezembro de 2017, autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências.

 

> Projeto de Lei no 24/2020 - Fixa o índice de revisão geral anual das remunerações de todos os servidores públicos e agentes políticos do município de Itapoá/SC e dá outras providências.

 

Link para acesso ao canal da transmissão ao vivo da reunião:

 

camaraitapoa.sc.gov.br/tv-camara/ao-vivo.html

 

 

Link para acesso da pauta da reunião:

 

https://sapl.itapoa.sc.leg.br/sessao/pauta-sessao/231/

 

 

Câmara Municipal de Itapoá suspende atividades por 7 dias, em atendimento ao Decreto Estadual nº 515/2020

Conforme Decreto Legislativo nº 130/2020, estão suspensas as atividades, e a quarentena passa a vigorar nesta quarta-feira (18/03/20). ATUALIZAÇÃO: Com a publicação do Decreto Legislativo nº 131/2020, continuam suspensas as atividades por mais 7 (sete) dias, até o dia 31/03/20.  Decisão busca combater a propagação da COVID-19.

Com a publicação do Decreto Estadual nº 515/2020 na tarde dessa terça-feira (17/03/20), de autoria do Governador do Estado Excelentíssimo Senhor Carlos Moisés da Silva, permanecerão abertos serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustível e distribuidoras de gás e água. Serão mantidos em funcionamento presencial em SC apenas os serviços públicos essenciais no âmbito municipal, estadual e federal. Todos os demais serão exercidos por meio digital ou remoto.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, Edição nº 21.223-B. Após os sete dias, será feita uma nova avaliação para verificar a necessidade de se manter as restrições.

“Essa é uma medida restritiva difícil, mas necessária para que a gente tenha resultados positivos e consiga conter o avanço da doença, ao contrário do que aconteceu em outros países”, destacou o governador Carlos Moisés da Silva.

Diante deste novo quadro, ou seja, com a transmissão dentro do estado e sem se saber a origem, Santa Catarina passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3).

“O melhor local para ficar agora é em casa. Sem circular nas ruas, sem se expor ao convívio com outras pessoas, porque isso pode transmitir o vírus. Precisamos evitar o colapso do sistema de saúde”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

“O governador tomou decisões de estado muito sábias, que irão salvar vidas”, ressaltou a deputada Paulinha.

O decreto implica nas seguintes suspensões pelos próximos sete dias:

- A circulação do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros;

- Atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;

- Atividades e serviços públicos não essenciais, no âmbito municipal, estadual e federal;

- A entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica;

- Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos ficam suspensos em todo o território catarinense por 30 dias;

- As indústrias deverão operar em sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário.

Também participaram da coletiva de imprensa o presidente do TJSC, Ricardo Roesler, o chefe do MPSC, o promotor Fernando da Silva Comin, o presidente do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, o chefe da Casa Civil, Douglas Borba e a líder de governo na Alesc, deputada Paulinha.

Decisão em conjunto com os poderes e entidades

O anúncio foi feito após reuniões com os representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Associação Catarinense de Supermercados, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de SC, Fecomércio, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC (Fecoagro) e os secretários do Executivo Estadual.

Decreto Legislativo nº 130/2020

Estão suspensas pelo prazo de 30 (trinta) dias:

I – as atividades de capacitação, de treinamento, de audiências públicas ou de eventos coletivos no âmbito da Câmara Municipal de Itapoá que impliquem a aglomeração de pessoas;

II – a visitação pública e o atendimento presencial do público externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico;

III – a participação de agentes públicos em eventos ou em viagens internacionais, interestaduais ou para outros municípios; e

IV – as reuniões ordinárias, extraordinárias e comissões permanentes, ressalvados os casos de extrema urgência que serão objeto de convocação extraordinária pelo Presidente da Câmara, ressaltando-se que as matérias a serem analisadas no âmbito legislativo ficam, automaticamente, sobrestadas até a próxima sessão ordinária, a qual ocorrerá após o prazo previsto no caput.

Ficam suspensos pelo prazo de 7 (sete) dias o trabalho interno na estrutura física Câmara Municipal de Itapoá, sendo que o servidores cumprirão expediente em trabalho remoto nesse período.

Link da íntegra: Decreto Legislativo nº 130/2020 (Câmara Municipal de Itapoá)

Link da íntegra: Decreto Legislativo nº 131/2020 (Câmara Municipal de Itapoá)

Link da integra: Decreto Estadual nº 515/2020 (Governo do Estado de Santa Catarina)

Fonte: Site Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina e Diário Oficial de SC, com adaptações da Câmara Municipal de Itapoá.

TERMO DE CONVOCAÇÃO No 04/2020 AO CONCURSO PÚBLICO 2019

EZEQUIEL DE ANDRADE, Presidente da Câmara Municipal de Itapoá, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais prevista no art. 44 da Lei Orgânica de Itapoá e do art. 39, do Regimento Interno, com observância do art. 37 da Constituição Federal, resolve CONVOCAR o candidato abaixo relacionado, para comparecer no Setor de Recursos Humanos na sede da Câmara Municipal de Itapoá-SC, localizado no endereço na Rua Mariana Michels Borges, no 1115, bairro Itapema do Norte, município de Itapoá-SC, no prazo de até 30 (trinta) dias, nos termos do Art. 17, da Lei Complementar no 44/2014, para manifestar interesse pela nomeação e apresentar todos os documentos exigidos no Item 9.5, do Edital no 01/2019 – Concurso Público 2019, e específicos para esta fase do processo:

Cargo:Agente Administrativo 

Nome Completo:
JONATAS LENNERTZ

Inscrição: 3300303

Classificação: 1o (primeiro)

 

Conforme os Itens 9.4.3 e 9.4.4, do Edital no 01, do Concurso Público 2019, a não apresentação do candidato nos prazos determinados pela Câmara Municipal de Itapoá, com apresentação de todos os documentos exigidos, permitirá automaticamente sua exclusão do Concurso Público e será convocado o candidato seguinte, obedecida a ordem de classificação e aprovação no Concurso Público.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

Câmara Municipal de Itapoá, 18 de fevereiro de 2020. 

Câmara Municipal de Itapoá retoma trabalhos no ano de 2020 sob nova Presidência

Presidente Ezequiel de Andrade (PR)No dia 13 de janeiro de 2020, ocorreu a primeira reunião, do tipo extraordinária, do ano de 2020. Na ocasião, deram entrada no expediente da reunião um total de 3 (três) Projetos de Lei. E na ordem do dia da reunião, os vereadores aprovaram o requerimento de renúncia do ex-Presidente Vereador Geraldo Rene Behlau Weber (PSDB). Dessa forma, o então Vice-Presidente assumiu o cargo de Presidente, sendo o Vereador Ezequiel de Andrade (PR).

Link da Pauta da Reunião: 

https://sapl.itapoa.sc.leg.br/sessao/pauta-sessao/223/

 

No dia 03 de fevereiro de 2020, com o término do recesso legislativo, ocorreu a 1ª reunião ordinária do ano de 2020, sob a Presidência do Vereador Ezequiel de Andrade. Deram entrada 04 (quatro) Projetos de Lei no expediente e foram discutidas e deliberadas outras 03 (três) Proposições na ordem do dia da reunião, sendo todas as matérias de origem do Poder Legislativo de Itapoá. 

 

O Vereador José Antônio Stoklosa (PSD) também retornou na sua respectiva vaga na Câmara Municipal no dia 03/02, até então ocupada pelo suplente do PSD, Vereador André Vinicius Araújo. Com a vacância dos cargos de Vice-Presidente e 1º Secretário, a Presidência realizou nova eleição para composição da Mesa Diretora, sendo eleita a seguinte composição: Vereador Thomaz William Palma Sohn (sem partido) para o cargo de Vice-Presidente, Vereador José Maria Caldeira (MDB) para o cargo de 1º Secretário e Vereador Geraldo Rene Behlau Weber (PSDB) para o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora. Na parte final da reunião, vereadores também utilizaram a tribuna da Casa para apresentar manifestações.

Link das Pauta da Reunião: 

https://sapl.itapoa.sc.leg.br/sessao/pauta-sessao/224/ 

 

No dia 10 de fevereiro de 2020, deram entrada no expediente um total de 07 (sete) Projetos de Lei, sendo Proposições de origem dos Poderes Executivo e Legislativo. Após a leitura das ementas pelo 1º Secretário Vereador José Maria Caldeira (MDB), a Presidência distribuiu as Proposições para a análise técnica das Comissões Permanentes da Casa.

 

Na Ordem do Dia, com a pauta cheia, foram analisadas, discutidas e deliberadas um total de 10 (dez) Proposições. Também na parte final da reunião, os vereadores utilizaram a tribuna da Casa para apresentar manifestações.

Link das Pauta da Reunião: 

https://sapl.itapoa.sc.leg.br/sessao/pauta-sessao/225/

 

Para conferir a íntegra das reuniões, acesso ao canal oficial do youtube da Câmara Municipal de Itapoá:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLurz3HVBnbWoPtCPPSGgH7MXuryKG56IN

 

Informações e fotos da Câmara Municipal de Itapoá. 






















































 

 

A Câmara Municipal de Itapoá entrega MOÇÃO DE APLAUSOS a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura e Turismo pelo espetáculo “Rei Leão” apresentado no “Um Toque de Natal 2019”

Montagem artística de iniciativa dos professores do Projeto Contraturno Escolar, composta por alunos que participaram das atividades do mesmo, durante o ano 2019, nas modalidades de cantata, dança, fanfarra, musicalização e teatro. A apresentação do Rei Leão, foi idealizada como atividade de encerramento das aulas de artes do Projeto. A partir do tema, os professores reuniram ideias, adequaram e montaram a peça de modo que todos os alunos pudessem integrar o espetáculo. O objetivo foi mostrar à comunidade Itapoaense o trabalho realizado durante o ano 2019, fazendo com que à cantata, dança, fanfarra, musicalização e o teatro pudessem compor o mesmo espetáculo de forma inclusiva e ao mesmo tempo, fazer a integração de todos os participantes valorizando e respeitando uns aos outros, suas diferentes habilidades e diferenças pessoais.

A montagem foi adaptada da obra cinematográfica de mesmo nome e contou através de cenas, danças e músicas, a história da inveja e ciúmes de Scar, irmão do rei Mufasa, quando o filho primogênito do rei nasce e é destinado a ser o futuro rei, ocupando o lugar que Scar mais almeja. Os ensaios iniciaram no mês de agosto no contraturno escolar, e, nas últimas semanas foram realizados ensaios gerais em turno único, exigindo dedicação, comprometimento dos alunos e professores, parceria das escolas e de colaboradores como à Casa da Cultura, Associação da Terceira Idade Maria Izabel e o Clube de Trilheiros – Italama. O trabalho em conjunto envolveu alunos de todas as escolas municipais e na apresentação estiveram presentes 108 alunos que se dividiram, participando da trilha sonora com percussão, teclado, flauta, voz e violão, enquanto outros se revezaram no palco nas cenas teatrais e danças coreografadas. Participaram da organização:

- Coordenação:

- Denise Batista – Secretaria de Educação.

Professores:

- André da Silva –Musicalização – Secretaria de Educação;

- Ericson Demarchi – Fanfarra e Percussão – Secretaria de Educação;

- Maireli Demarchi – Dança e Teatro – Secretaria de Educação;

e, - Niva Machado – Cantata – Secretaria de Turismo e Cultura.

Colaboradores: - Carolina Maciel; - Elisa Eigenstuhler;

- Geane Saggioratto;

- Luciane de Fátima Agner;

- Luiza Montalvão de Oliveira Bongalhardo;

e, - Viviana Costa Kohler.

E alunos das escolas Alberto Speck, Ayrton Senna, Claiton Almir Hermes, Euclides Emídio, Frei Valentim, João Monteiro Cabral e Monteiro Lobato. Diante do exposto, com muito orgulho esta Casa de Leis aprova honrosamente esta Moção de Aplausos em reconhecimento a dedicação e ao desempenho de todos os envolvidos.

A Câmara Municipal de Itapoá entrega MOÇÃO DE APLAUSOS ao Juventus Futebol Clube

 

Quando se fala em futebol amador, muitas vezes só se observa a parte mais facilmente perceptível desse esporte: os jogos, a movimentação das torcidas, os gols, os artilheiros e os famosos "pernas de pau". Existe toda uma parte "divertida" e que todos conhecem desse esporte. Mas existe uma face que muitas vezes não notamos, as dificuldades de se montar um time, a falta de patrocínio e apoio, conseguir os uniformes, bolas, demais materiais esportivos e zelar pela sua conservação, unir os atletas para os jogos, conseguir espaço para treino, entre outras inúmeras funções e obrigações necessárias para que um time de futebol amador se mantenha. Se a realidade já não é fácil para os times de futebol amador masculino, imagina então um time amador feminino. 

As dificuldades muitas vezes são ocasionadas pela falta de apoio e o preconceito que ainda são muito presente em nossos dias atuais. Mas, por outro lado, é ai que a perseverança e o amor pelo esporte são facilmente perceptíveis. O time Juventus Futebol Clube foi fundado em 17 de fevereiro de 2005, e, desde então, é presença certa nos campeonatos de futebol feminino de nossa Cidade. Não há um campeonato em que não esteja presente. É figurinha carimbada. E não é apenas presença, o time é organizado, disciplinado e sempre está disputando o primeiro lugar dos campeonatos que participa, apresentando sempre um futebol de muita qualidade.

Não há como deixar de citar o fundador, presidente e técnico do time desde a fundação, Tcheslley Cabral Vieira de Azevedo, nome conhecido no meio futebolístico municipal. Com certeza, um dos responsáveis pelos resultados obtidos em campo e pelo Juventus ser um exemplo a ser seguido. E no que se refere a títulos, no ano de 2019 foi mais um ano de conquistas para o Juventus Esporte Clube. No Campeonato Municipal de Futsal, a equipe se consagrou campeã invicta, com seis vitórias e dois empates. Não foi diferente no Campeonato de Futebol Suíço, onde a invencibilidade não foi quebrada, com uma campanha de 6 vitorias e um empate, e mais um título. Fora do município, a equipe também foi campeã do Torneio de Guaratuba de forma invicta, com sete vitórias consecutivas. Nas categorias de base a equipe também fez bonito, se consagrando também campeã do Campeonato de Futsal Sub-15, com 4 vitórias, um empate e uma derrota. A equipe hoje conta com 28 atletas e todas são destaque. Um time realmente bastante competitivo. Nota-se, portanto, que a dedicação e o amor ao esporte, aliados á organização e competitividade é o que levam a equipe a alcançar resultados bastante expressivos desde a sua fundação, merecendo assim total atenção e incentivo.

Sobretudo, o Juventus Futebol Clube é um exemplo de perseverança dentro de um esporte que muitas vezes convive com a falta de apoio e incentivo, na modalidade feminina que se encontra aqui, é visível um ânimo para a formação de novas equipes e para as que já existem, o exemplo para continuar e perseverar. Diante do exposto, e pelos méritos acima narrados, é que esta Casa de Leis aprova honrosamente esta Moção de Aplausos.

19ª EXPOSIÇÃO DE ARTES E ARTESANATO “’Natal Artesanal”

 

ARTESÃOS:

ADRIANA RIBEIRO SCHULZ, ANGELA WRIGHT, EDINÉIA SOARES LOURES DE ANDRADE, ERIKO KAYSER, MARIA MÁRCIA DE SOUZA, MARLENE DA GLÓRIA FRESSATO, NÁDIA OBERIK ROBERTO, OLÍRIA SEMILDA FRIES BEIJAMINI, ROSELI BAUER KAYSER, SÔNIA MARIA MACHADO DE LIMA, SUELI SAMPAIO FIRMINO, SUZANA CRISTINE GRITEN

 

 

A 19ª exposição foi organizada apresentando encantadores artesanatos com temas natalinos.

 

Obra: Artesanatos Natalinos.

Técnica: Diversos

Nas mãos do artesão, o poder de encantar e colorir. O talento é algo personalíssimo, e na presente exposição é possível observá-lo em grande variedade, pois temos artesanatos trabalhados em pinturas, costuras, colagem entre outras que transformaram os tecidos, as madeiras, diversos materiais recicláveis em produtos que “anchem os olhos” dos observadores.

As peças expostas na 19ª Exposição, representam a diversidade de virtudes e a infinita criatividade que possuem nossos artesãos. O espírito natalino se refletiu nas obras delicadas, que colorem hoje o nosso hall de entrada. O brilho do natal, se fez presente e reluz pelo dom que cada expositor possui.

As exposições de arte promovidas nesta Câmara com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá, visam revelar e valorizar artistas e artesãos da nossa comunidade.

Local: HALL DE ENTRADA DA CÂMARA

PERMANÊNCIA: DE 09 À 20 DE DEZEMBRO DE 2019.

 

Prestigiem!

Câmara de Vereadores realiza cerimonial de entrega de certificados de participação aos artistas e artesãos

 

A Câmara de Vereadores de Itapoá, realizou nesta segunda-feira, dia 09 de dezembro um singelo cerimonial para entregar um certificado de participação aos artistas, artesãos e colaboradores, que apresentaram seus trabalhos nas exposições realizadas no hall da Câmara de Vereadores no ano de 2019. Foram dezenove exposições, sendo duas de contexto histórico, uma de contexto informativo e dezesseis para expor obras de artes e artesanatos com temas e técnicas variados.

O colorido das obras, embelezaram a entrada principal da sede do Poder Legislativo e, renderam muitos elogios. Os visitantes observavam encantados, a delicadeza dos traços expressos nas obras e se surpreendiam com a riqueza e minúcias de detalhes colocados cuidadosamente nas peças. Embora, nem todos os visitantes registraram suas presenças, alguns fizeram questão de deixar registrado em nosso livro, este encantamento. Foram obras que iluminaram o espaço, abrilhantaram e quebraram um pouco, a sobriedade natural dos ambientes públicos.

Assim, foram expostas obras de pintura em óleo sobre tela, acrílico sobre tela, pinturas diversas em tecidos, costuras, crochês, tricô, esculturas e trabalhos diversos em materiais recicláveis, poemas escritos no papel ou bordados nas telas, peças decorativas e utilitárias em madeira, cenários em miniaturas, réplicas de embarcações navais, artigos em motivos natalinos, bonecas e bichinhos de pano e crochê, e, entre outras, as encantadoras réplicas de casarios. Foi tanta beleza exposta que muitas vezes não se queria desprender os olhos das obras, reconhecendo no artista, um pouco de si mesmo, estabelecendo um elo cultural que envolve todos os povos reunidos em sociedade.

Confira a relação das exposições, seus temas e expositores:

1ª – “Sobre o Mar” - Óleo Sobre Tela (18/02 à 01/03)

Elizabeth Goldschmidt e Paulo Faruo Bancho

2ª - “Sentimentos” - Bordado Sobre Tela (04 à 15/03)

Joana Soares

3ª – “Beleza Natural” - Mosaico (18 à 29/03)

Maria Lúcia Pelissari

4ª – “Amigurumis” - Crochê (01 à 12/04)

Elisete de Almeida e Jéssica de Almeida

5 ª – “Trabalho” - Artesanato (15 à 24/04)

Neusa Lopes Montoya, Sônia Maria Machado Lima e Waldir Cleiton dos Santos Felippe

6ª – “A Rainha do Papel de Bala” - Arte Popular diversas e Reciclagem (25/04 à 18/05)

Efigênia Ramos Rolim

7ª – “O Mosaico das Coisas” - Mosaico (20 à 31/05)

Cíntia Beatriz Machado Pereira e Guido Alexandre de Brzezinski

8ª – “Conchas Para Curar” - Artesanato (03 à 14/06)

Vera Lúcia da Roza

9ª – “O Pescador e o Tempo” - Resgate Histórico (17/06 à 1º/07)

Câmara de Vereadores - coletivo (apoio Colônia de Pesca Z1 e comunidade)

10ª – “Decorar e Encantar” - Artesanato (09 à 19/07)

Bernadete Lingoski, Roseli Bauer Kayse e Érico Kayser

11ª – “Artesanando a Vida” - Artesanato (22/07 à 16/08)

Cilmara Knopka Theiss, Cláudia Aparecida Stelle Martins, Everciane Ormerod, Luiz Carlos Molodowski, Luiz Carlos Molodowski Júnior e Mirian Inês Curra

12ª – “Nas Asas da Arte” - Artesanato (19/08 à 06/09)

Marlene da Glória Fressato e Sheila Alves Menezes

13ª – “Farroupilha” - Resgate Histórico (09 à 27/09)

Câmara de Vereadores - coletivo (CTG Fronteira do Litoral e comunidade)

14ª - “Paisageando Itapoá” - Acrílico Sobre Tela E Cenários Em Miniaturas (30/09 À 11/10)

Ragel M. Dutra e Ângela Wright

15ª “Reflexos da Vida” - Artesanatos e Esculturas (14 à 25/10)

Edinéia Soares Loures De Andrade, Nádia Oberik Roberto e Sandra Correia

16ª - Contexto de Conscientização Social, conscientizar sobre a importância do consumo, produção e descarte do lixo (28 10 à 08/11)

Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal Do Meio Ambiente

17ª - “Caminho de Luz” - Acrílico sobre tela e esculturas (11 à 22/11)

Lucinda Panneitz e Pedro Czarneski

18ª - “Replicando Encantos” - Réplicas de casarios e acrílico sobre tela (25/11 à 06/12)

Luiz Carlos Lima de Andrade

19ª - “A Beleza do Natal” – Artesanatos – Temas natalinos (09 à 20/11)

Adriana Ribeiro Schulz, Ângela Wright, Edinéia Soares Loures de Andrade, Eriko Kayser, Márcia Maria de Souza, Marlene da Glória Fressato, Nádia Oberik Roberto, Olíria Semilda Fries Beijamini, Roseli Bauer Kayser, Sônia Maria Machado Lima, Sueli Sampaio Firmino e Suzana Cristine Griten.

Ao todo, foram trinta e sete artistas e artesãos e três colaboradores que participaram das exposições. Ficou à cargo do Departamento de Cultura, o convite do cerimonial aos artistas e artesãos para receber seus certificados, tendo em vista que os mesmos estão cadastrados e vinculados àquele departamento. Por meio do evento, o Poder Legislativo buscou valorizar o trabalho e a participação dos artesãos e artistas, que com empenho trouxeram suas obras para embelezar o ambiente.

A cerimônia foi simples e rápida, mas contou com a alegria contagiante dos artistas e artesãos que iluminaram a Casa neste dia.

Espera-se que este espaço, ainda que pequeno, possa ter colaborado com a acensão e valorização dos nossos artistas e artesãos, e que este certificado seja um incentivo para que participem de outros eventos que possa enriquecer o currículo destas pessoas tão agraciadas de dons.

Assim como todos os artistas que nos honraram com seus preciosos trabalhos, outros artistas estão com suas peças expostas na Casa, com artesanatos em temas natalinos. A presente exposição, segue até o dia 20 de dezembro do corrente ano.

 Prestigiem!

Comunicado: Indisponibilidade temporário do telefone fixo (3443-6146)

Informamos uma indisponibilidade no serviço de atendimento por telefone, linha 3443-6146, da Câmara Municipal de Itapoá. 
Ainda não há uma previsão no restabelecimento da linha (47) 3443-6146. Entretanto, de forma alternativa, a Casa disponibiliza o telefone celular para contato, linha (47) 9953-7825. Também é possível entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,

Telefone Fixo: (47) 3443-6146,

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

© 2020 Francisco Xavier Soares Filho - Desenvolvedor e Analista do Web Site. Em Software Livre com CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL.