13ª EXPOSIÇÃO DE ARTES “FARROUPILHAS”

Criado em Sexta, 13 Setembro 2019

A 13ª exposição foi organizada para lembrar dos fatos históricos ocorridos durante a revolta da farroupilha.

A revolta dos farrapos ocorreu em 1935 e foi um movimento político social organizadas por elites desgostosos com as taxações do governo aos produtos nacionais e importados. Sentindo-se desfavorecidos com os custos tributários do charque (produto comercializado pelos estancieiros gaúchos), especialmente em relação à taxação ao produto importado do Uruguai e da Argentina que já possuíam melhor qualidade em relação ao produto brasileiro e ainda recebia menor tributação, reduzindo grandemente a competitividade do produto nacional, organizaram movimentos que tomaram proporções tamanhas, ao ponto de oferecer risco à integridade territorial da Federação. Os conflitos tiveram a participação dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e envolveram os produtores do charque, suas esposas, índios, bem como os escravos negros que esperaram em vão, a liberdade como pagamento pela sua participação nas lutas dos campos. Foram figuras de grande importância nestes movimentos, Bento Gonçalves, David Canabarro, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi e sua esposa que ficou conhecida como heroína dos dois mundos, a catarinense Anita Garibaldi.

A exposição busca resgatar o contexto histórico por meio da exposição de objetos antigos utilizados na época, bem como vestimentas da cultura sulista. A visitação está aberta no horário de expediente das 08:00 às 18:00 horas, de segunda à sexta-feiras. Para visitação em grupos com mais de 10 pessoas é recomendado agendamento para acompanhamento.

Prestigiem!