Em quarentena, Câmara Municipal realiza reunião extraordinária em ambiente virtual e por acesso remoto dos vereadores de Itapoá

Imprimir
Criado em Quinta, 26 Março 2020

Na tarde dessa quarta-feira (25/03/2020), em razão da quarentena na Câmara Municipal de Itapoá e da busca pelo afastamento social para evitar e/ou reduzir o contágio e a propagação do vírus COVID-19, a Mesa Diretora da Casa, em conjunto com os vereadores de Itapoá, realizaram a 1ª reunião da história do Poder Legislativo de Itapoá em ambiente 100% virtual e por acesso remoto entre os participantes. A reunião também foi transmitida ao vivo no canal oficial da Casa, no youtube.

 

Apenas o Presidente da Mesa Diretora Vereador Ezequiel de Andrade e o 1º Secretário Vereador José Maria Caldeira estiveram presencialmente no plenário da Câmara. Os demais vereadores realizaram o acesso remotamente, com o uso de tecnologia de informação e comunicação, por videoconferência.

 

Como primeira experiência, com pouco tempo para testes e implementação, e sem o pagamento de qualquer custo para o serviço, foi possível realizar uma reunião com todos os vereadores, inclusive com o vereador Thomaz que se encontra em São Paulo para tratamento de saúde de sua filha.

 

A reunião durou cerca de 3 horas e 40 minutos, e todos os parlamentares puderem analisar as Proposições que já estão 100% digitais e com os documentos originais disponíveis no site institucional da Casa. 

 

Site do Processo Legislativo Digital:

https://sapl.itapoa.sc.leg.br/

 

Os vereadores também puderam discutir as Proposições e votar em todas as matérias, conforme a condução dos trabalhos pelo Presidente da Mesa Diretora Vereador Ezequiel de Andrade.

 

Conforme o servidor responsável pela área de tecnologia da Casa, foi utilizado o software Google Hangouts Meet para a videoconferência. A Câmara Municipal utiliza uma solução gratuita que foi oferecida pela empresa Google no ano de 2010, para empresas que quisessem experimentar os produtos do G Suits. Assim, o Setor de Informática fez a adesão no estágio inicial do programa, e desde então, a Câmara Municipal de Itapoá utiliza de forma totalmente gratuita as soluções corporativas do Google Suits, inclusive o Gmail e o Hangouts Meet. 

 

“Pelo pouco tempo disponível para testes, e com a ajuda de todos os vereadores e servidores da Casa, foi possível garantirmos a continuidade do serviço público na Câmara Municipal de Itapoá, num ambiente virtual e por acesso remoto. Agora, estamos compartilhando essas soluções com as demais Casas Legislativas pelo Brasil que nos procuram.”, comenta o Responsável pelo Setor de Informática Francisco Xavier Soares Filho.

 

Link da gravação completa da reunião:

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,

Telefone Fixo: (47) 3443-6146,

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

© 2020 Francisco Xavier Soares Filho - Desenvolvedor e Analista do Web Site. Em Software Livre com CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL.