Câmaras Municipais de Joinville e Itapoá realizam reunião estratégica para impulsionar conclusão da Costa do Encanto

Criado em Quinta, 17 Agosto 2023

Na tarde do dia 16 de agosto de 2023, nas dependências da Câmara Municipal de Joinville, ocorreu uma importante reunião em direção à conclusão do aguardado trecho de ligação entre a Vigorelli, localizada em Joinville, e Itapoá. Esta reunião, promovida pela Câmara Municipal de Itapoá, reuniu uma série de autoridades, representantes municipais e membros do governo local.

O encontro foi formalmente iniciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Joinville, Diego Machado, que destacou a importância da reunião para a região nordeste catarinense. Participaram do evento os representantes parlamentares de Joinville, Vereadores Alisson Endi Julio, Tânia Larson e Wilian Martini Tonezi, todos comprometidos com o progresso regional do nordesde catarinense.

O governo de Joinville também manifestou sua dedicação à causa, contando com a presença da Procuradora Dra. Diva Mara Machado Schlindwein e do Secretário de Planejamento Marcel Virmond Vieira, que compareceram em nome do Prefeito Adriano Silva.

Da parte de Itapoá, a comitiva foi composta pelo Vereador Tiago de Oliveira, o Vereador João Márcio Faligurski, o Procurador Geral José Carlos Pozzer e o Agente Administrativo da Câmara Francisco Xavier Soares Filho.

A reunião focou na discussão sobre o término da pavimentação asfáltica do trecho de 9,3 km entre a Vila da Glória e Itapoá. Trata-se de um trecho do projeto denominado Costa do Encanto, que foi iniciado nos anos 2000 sob a liderança do ex-governado Luiz Henrique da Silveira. Infelizmente, as obras foram interrompidas em 2016 devido a questões judiciais relacionadas às licenças ambientais, suscitadas pelo Ministério Público Federal, o que gerou a paralisação das obras.

Os vereadores de Joinville manifestaram, de maneira unânime, seu respaldo à conclusão da Costa do Encanto, oficializando uma moção de apoio à causa, cujo autor principal foi o vereador Alisson. A Proposição legislativa reforça a moção, também unânime, dos vereadores de Itapoá, conforme links abaixos:

Link da Moção n. 382/2023 (Joinville);

Link da Moção n. 21/2023 (Itapoá);

O Vereador Tiago de Oliveira ressaltou de forma contundente os desafios enfrentados pelos moradores da Vila da Glória, Itapoá e até mesmo de Joinville, que utilizam essa via para se deslocar entre as duas cidades. Ele expôs como a precária situação da estrada, sendo em dias chuvosos, quando se torna um lamaçal difícil de transitar, e em dias ensolarados, quando a poeira prejudica a qualidade do ar e a saúde dos moradores. Tiago destacou a urgência para uma solução imediata para essa problemática, destacando que a finalização da pavimentação do trecho entre a Vila da Glória e Itapoá não apenas melhoraria a mobilidade, mas também promoveria um impacto positivo na saúde e no bem-estar das pessoas.

O Secretário de Infraestrutura Marcel salientou a importância capital da obra para a integração e desenvolvimento da região metropolitana, relembrando a história e relevância do projeto Costa do Encanto, que teve seu início sob a visão do ex-governador Luiz Henrique da Silveira.

Os procuradores Dra. Diva, representante de Joinville, e Pozzer, representante de Itapoá, apresentaram detalhes referentes ao processo judicial que impactou a obra, e discutiram as próximas etapas necessárias para o cumprimento das obrigações por parte do Governo do Estado de Santa Catarina.

Ao encerrar a reunião, o Presidente Diego expressou agradecimento pela iniciativa de Itapoá em enfrentar o dilema da obra paralisada. Ele enfatizou a necessidade de uma unidade política mais ampla, sugerindo a convocação de uma reunião conjunta com deputados estaduais da região e representantes dos municípios envolvidos, com o objetivo de angariar o apoio do governo estadual para priorizar esse projeto crucial.

No desfecho, os vereadores de Joinville se comprometeram a se juntar ao grupo de trabalho das três cidades, buscando aprimorar a comunicação e coordenar os próximos passos dessa iniciativa política voltada para a conclusão bem-sucedida da Costa do Encanto. Isso marca um avanço significativo em prol do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida na região.

Informações da Câmara Municipal de Itapoá. Fotos de Mauro Artur Schlieck, da Câmara Municipal de Joinville.