11ª EXPOSIÇÃO DE ARTES “ARTESANANDO A VIDA”

Imprimir
Criado em Quarta, 24 Julho 2019

 

A 11ª exposição de artes foi ampliada para agregar dois novos artesãos, expondo artes diversificadas. Assim, a 11ª exposição apresenta segmentos também diversos e trazem como resultado a produção de peças variadas, como as peças decorativas em cerâmicas, quadros com intervenções em fotografias, apresentadas pelos dois artistas agregados ao evento, bem como os já mencionados panos de prato, enxovais de higiene de bebês, presépio em feltro e bonecas artesanais com expressões únicas e ativantes.

Os artesãos trabalham com produtos a pronta entrega e também com encomendas.

 

 

EVERCIANE ORMEROD: Técnica: Costura e colagem em feltros

Natural de Araucária no Paraná, mudou-se para Itapoá há cinco anos e desde então vem trabalhando com artesanato. Iniciou cursos no CRAS por meio do programa de geração de renda e também aprendeu com cursos via internet. A internet também sempre foi uma ferramenta de trabalho, a partir do seu facebook pessoal para divulgação das peças que produzia, assim, foi adquirindo sua própria clientela. O artesanato serviu como terapia muito importante para combate à depressão, e ainda contribui para agregação de renda que Ever usava para conquistas de outros objetivos seus e investimento para melhoria do seu “cantinho de trabalho”.

As técnicas utilizadas por Ever, são bordados em tecido e feltros, entre outros. Dos seu trabalho nascem lancheiras, necessaires, bolsas, e dentre tantos mais, um lindo presépio inteirinho feito de encantadores personagens em feltro. Ever é muito ágil e versátil, enquanto organiza a exposição se comunica simpaticamente informando sobre seu trabalho e também o trabalho das colegas expositoras. Suas peças são delicadas e encantadoras. Telefone de contado: 99612-0234

 

CLÁUDIA APARECIDA STELLE MARTINS: Técnica: Costura em tecido (bonecos)

Mistura tipos de artes diversas, desde criança por incentivo do pai que lhe dava brinquedos didáticos que ensinavam a bordar, pintar, fazer vitrais. Também na época de escola, nas atividades da disciplina de educação artística, criavam peças especialmente para as datas comemorativas do dias das mães, dos pais, entre outras.

Então, a artesã desenvolve artesanato desde criança, e hoje também, devido a doença, o artesanato passou a ser uma forma de ocupar a mente. Quando sua primeira filha casou e saiu de casa, Cláudia sentiu um vazio, uma certa tristeza por ter menos alguém dentro de casa, então resolveu fazer uma boneca para deixar na cama da filha, a boneca ficou muito bonita e foi uma criação original pois na época não tinha acesso à internet para ajudar no desenvolvimento do produto.

Recentemente voltou a fazer as bonecas. Em cada uma destas bonecas, Cláudia diz que põe um pouquinho de si mesma, assim as bonecas são únicas, ela diz que jamais conseguirá replicar a boneca, pode até ficar parecida, mas seria impossível recriar a boneca de forma idêntica pois não teria mais o mesmo momento e o mesmo material. Suas bonecas são feitas com muito amor e são direcionadas à pessoa que encomendou a boneca, são feitas portanto, a partir das informações que Cláudia tem das pessoas, ou se não for por encomenda, a artesã se inspira conforme o momento, enquanto cria, conversa com a boneca e assim, nasce novamente outra peça única. Contato: (041) 98475- 2863

 

MIRIAN INÊS CURRA: Técnica: pacht apliquês

Natural de Flores da Cunha no Rio Grande do Sul, iniciou no artesanato como terapia ocupacional em 2006 quando se aposentou da carreira no magistério. A vinda do primeiro netinho inspirou seus trabalhos iniciais. A técnica utilizada por Mirian é pacht apliquês em panos de prato, jogos americanos, guardanapos, fraldas, babadores, cueiros, entre outros. Contato: 99982-9124

 

CILMARA KNOPKA THEISS: Técnica: Colagens em materiais diversos

É natural de Joinville, Estado de santa Catarina, porém sempre foi residente em Curitiba no Paraná, a cerca de quatro anos, mudou-se para Itapoá. Cilmara trabalha com artesanato há dez anos, tendo iniciado esta atividade para ajudar a superar a perda do marido, mas como o tempo, o artesanato também se tornou fonte de renda. As técnicas da artesã incluem colagem com filtro de café usado, tecidos, rolos de revistas, entre outros. Contato: 99958-2850

 

LUIZ CARLOS MOLODOWSKI Técnica: Cerâmica em argila (terracota)

É natural de Curitiba/PR, tendo residido por muitos anos em Joinville. Desde 1998 é frequentador das praias do município de Itapoá, onde comprou um imóvel para, junto da família, prestigiarem a natureza exuberante do município, e, assim que se aposentou, Luiz mudou-se para Itapoá.

A aposentadoria também lhe deu tempo livre, que Luiz sentiu necessidade de ocupar, o que o fez, inspirando-se no trabalho em cerâmica artesanal desenvolvido pelo filho. Luiz passou a desenvolver o trabalho na cerâmica do tipo “terracota). Emoldurar a cerâmica, se tornou também uma terapia, pois permite libertar a mente e criar peça únicas e fascinantes.

Seus trabalhos em cerâmica, além das formas orgânicas dos seus movimentos, também permitem explorar a parte gráfica em desenhos ou inscrições, convidando o receptor a experiência visual e tátil. Sua peças, formam uma exposição que une os quatro elementos, terra, água, fogo e ar. Contato: (47) 99109-1450

 

LUIZ CARLOS MOLODOWSKI JÚNIOR Técnica: Cerâmica em argila (terracota) e Intervenção fotográficas

O artesão é natural de Joinville/SC, e embora trabalhe em Joinville, ele reside com o pai em Itapoá. Trabalha a cerâmica produzindo peças exclusivas a partir de argila do tipo terracota, o que lhe dá uma coloração natural exuberante. Além da cerâmica, Luiz Júnior cria figuras envolventes a partir de intervenções fotográficas.

O interesse genuíno pela fotografia surgiu ao obter sua primeira câmera quando ainda residia em São Fidélis-RJ em 2015. Luiz Júnior utiliza da fotografia analógica impressa como suporte para intervenção, fazendo reflexão sobre atemporalidade e recombinação de formas dentro da mesma obra. Observar seus quadros, é uma viagem a tempos e lugares distintos para cada observador, o poder de abstração exclusivo que oferece ao apreciador, é certamente impressionante e pode proporcionar a cada um, uma excursão dentro de si mesmo. Contato: (047) 99228-2892

 

Local: HALL DE ENTRADA DA CÂMARA PERMANÊNCIA: Até 16 DE AGOSTO DE 2019. Artesãos cadastrados na Secretaria de Turismo e Cultura. Produção de artesanato com segmento em técnicas artesanais com elaboração de peças com técnicas em cerâmicas, em fotografias, costura e colagens em peças variadas e em tecido. As exposições de arte promovidas nesta Câmara com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá, visam revelar e valorizar artistas e artesãos da nossa comunidade.

Prestigiem! Prestigiem!

 

 

 

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá - SC

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Celular: (47) 99668-5690 (WhatsApp),

Rua 960 Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89360-730. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

Whatsapp da Câmara  Facebook da Câmara  Instagram da Câmara  Canal do Youtube

© 2009 - 2024 Câmara Municipal de Itapoá-SC - Portal desenvolvido e atualizado pelo Setor de Informática da Câmara, com o uso de softwares livres e CMS Joomla.