Governos de Joinville e Itapoá se unem em busca do término da Costa do Encanto

Criado em Sábado, 26 Agosto 2023

Na tarde do dia 23 de agosto, ocorreu uma reunião no gabinete do Prefeito Adriano Silva, na cidade de Joinville. O encontro teve a participação de agentes públicos dos município de Joinville e Itapoá, com o objetivo de discutir o apoio do Governo Municipal de Joinville ao término da obra da Costa do Encanto, especialmente no trecho entre a Vila da Glória e Itapoá. A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Itapoá, preocupada em promover o desenvolvimento da região por meio da conclusão dessa importante via.

A reunião contou com a presença de representantes das cidades envolvidas. Pela comitiva de Joinville, estiveram presentes o Prefeito Adriano Silva, o Vereador Alisson Endi Julio, a Procuradora Dra. Diva Mara Machado Schlindwein, o Secretário do Meio Ambiente Fábio João Jovita e o Secretário de Planejamento Marcel Virmond Vieira. Do lado de Itapoá, participaram o Prefeito Jeferson Rubens Garcia, o Presidente da Câmara Municipal Vereador Fernando dos Santos Silva, o Vice-Presidente Vereador João Márcio Faligurski, o Vereador Tiago de Oliveira, o Diretor de Comunicação Jean Paulo Nunes e o Agente Administrativo da Câmara Francisco Xavier Soares Filho.

O Prefeito de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia, expressou sua determinação em promover a conclusão da Costa do Encanto no trecho entre a Vila da Glória e Itapoá. Ele destacou a importância dessa obra para o desenvolvimento econômico e turístico da região, bem como para a melhoria da mobilidade entre os municípios envolvidos. Em suas palavras, Jeferson Rubens Garcia afirmou: "A Costa do Encanto é um projeto fundamental para a conexão de nossas cidades. Estamos aqui para fortalecer nosso compromisso com a conclusão dessa via e para buscar o apoio da maior cidade do estado. Juntos, podemos impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da nossa região, beneficiando nossos cidadãos e criando novas oportunidades."

O Presidente da Câmara Municipal de Itapoá, Fernando dos Santos Silva, também teve a oportunidade de compartilhar sua visão sobre a importância da Costa do Encanto para a população local. Ele enfatizou a necessidade de cooperação entre os poderes executivo e legislativo para garantir que a obra seja concluída com sucesso. Fernando dos Santos Silva ressaltou: "Como representante do Legislativo, entendo a importância desse projeto. A Costa do Encanto não apenas facilitará o acesso entre nossas cidades, mas também abrirá novas perspectivas de crescimento para todos os envolvidos."

O Vereador Tiago de Oliveira enfatizou os desafios enfrentados pelos moradores da Vila da Glória, Itapoá e até mesmo de Joinville, que dependem dessa via para seus deslocamentos entre as duas cidades. Ele ressaltou a difícil condição da estrada nos cerca de 9Km ainda sem asfalto, entre a Vila da Glória e Itapoá, evidenciando as condições desfavoráveis em dias chuvosos, quando a via se transforma em um lamaçal praticamente intransitável, assim como em dias ensolarados, quando a poeira compromete a qualidade do ar e a saúde dos residentes. Tiago frisou a necessidade de encontrar uma solução imediata para essa problemática, enfatizando que a conclusão da pavimentação do trecho entre a Vila da Glória e Itapoá não somente aprimoraria a mobilidade, mas também geraria um impacto positivo substancial na saúde e no bem-estar da população.

Por sua vez, o Prefeito de Joinville, Adriano Silva, reforçou o compromisso de seu governo com o desenvolvimento regional e manifestou seu apoio à iniciativa para a conclusão da Costa do Encanto. Ele também mencionou a possibilidade de envolver a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) para promover estudos ambientais e se comprometeu em participar do apoio político conjunto. Adriano Silva declarou: "Estamos alinhados e comprometidos com os Prefeitos de Itapoá e São Francisco do Sul para a promoção da conclusão da Costa do Encanto. Essa obra trará benefícios significativos para nossas comunidades, impulsionando o turismo e o desenvolvimento. Vamos trabalhar em conjunto e buscar parcerias para viabilizar essa conquista, incluindo a colaboração da AMUNESC."

A reunião foi encerrada com um clima de cooperação e comprometimento mútuo entre os representantes dos municípios envolvidos. A busca por parcerias e o engajamento de diferentes esferas de governo refletem a determinação em concluir a Costa do Encanto e colher os benefícios desse empreendimento para toda a região.

Informações da Câmara Municipal de Itapoá, com fotos da assessoria de comunicação da Prefeitura de Itapoá.