Casamento Coletivo 2022 realizado na Câmara Municipal de Itapoá

No último sábado, dia 19 de novembro de 2022, realizou-se na Câmara Municipal de Itapoá o casamento comunitário idealizado pela Juíza de paz Valdinéia Gonçalves e com apoio do Cartório de Registros de Itapoá e da Câmara Municipal de Itapoá.

Destaca-se que o evento foi realizado sem qualquer custo aos cofres do Poder Legislativo, uma vez que apenas o espaço público do plenário foi cedido e que a cerimônia foi organizada e preparada com apoio de algumas empresas do comércio local de Itapoá.

Na cerimônia realizou-se o casamento civil, de forma gratuita, de quatro casais que emocionaram todos os presentes, dentre eles Vereadores, servidores, familiares e amigos convidados, em uma cerimônia repleta de muito significado e de muita alegria.

A Câmara Municipal de Itapoá agradece a todos os envolvidos, em especial aos apoiadores do evento; ao Pároco Rodrigo Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição; e ao Pastor Levi Pelegrini; aos fotógrafos Oswaldo Rodaski e Graziella Dani; bem como aos casais, amigos e familiares que participaram da cerimônia e tornaram possível a realização do casamento civil comunitário.

Confira as fotos do evento:

https://abrir.link/siLCU

 

Câmara Municipal de Itapoá-SC obtém a única nota máxima do sul do Brasil, na categoria Poder Legislativo, do Índice Nacional de Transparência Pública

Câmara Municipal de Itapoá-SC obtém nota máxima nos 121 itens de transparência do Poder Legislativo avaliados pelos Tribunais de Contas, por meio do Programa Nacional de Transparência Pública. Casa obtém selo diamante de transparência, com índice de 100% de transparência, sendo a única Câmara Municipal do sul do Brasil a alcançar esse patamar de transparência. 

No dia 17 de novembro de 2022, foram divulgados no Encontro Nacional de Tribunais de Contas os resultados do Programa Nacional de Transparência Pública.  

Conforme notícia do ENTC, o nível de transparência pública no Brasil alcançou 67%, considerado intermediário de acordo com critérios estabelecidos por pesquisa realizada pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas. O estudo analisou 7.939 portais de 4.191 municípios brasileiros. A iniciativa inédita verificou as informações disponibilizadas pelos sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.

Alguns resultados para comparação, que foram extraídos do radar de transparência do Índice Nacional de Transparência. Seleção das principais Câmaras Municipais do Sul do brasil:

> Câmara Municipal de Itapoá-SC: 100% (nível diamante, sendo a única Câmara Municipal do sul do Brasil com nota máxima em todos os 121 itens de transparência).
> Câmara Municipal de Timbó-SC: 93,23%
> Câmara Municipal de Porto Alegre-RS: 89,88%
> Câmara Municipal de São Bento do Sul-SC: 86,06%
> Câmara Municipal de Chapecó-SC: 83,67%
> Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR: 83,55%
> Câmara Municipal de Mafra-SC: 83,27%
> Câmara Municipal de Guarapuava-PR: 82,25%
> Câmara Municipal de Foz do Iguaçu-PR: 80,95%
> Câmara Municipal de Caxias do Sul-RS: 80,88%
> Câmara Municipal de Canoinhas-SC: 80,08%
> Câmara Municipal de Gravataí-RS: 77,29%
> Câmara Municipal de Londrina-PR: 77,92%
> Câmara Municipal de Florianópolis-SC: 77,69%
> Câmara Municipal de Garuva-SC: 76,49%
> Câmara Municipal de Itajaí-SC: 76,49%
> Câmara Municipal de Balneário Barra do Sul-SC: 76,49%
> Câmara Municipal de Curitiba-PR: 76,06%
> Câmara Municipal de Jaraguá do Sul-SC: 75,30%
> Câmara Municipal de Blumenau-SC: 76,49%
> Câmara Municipal de Pelotas-RS: 74,98%
> Câmara Municipal de Colombo-PR: 74,89%
> Câmara Municipal de Balneário Piçarras-SC: 74,10%

> Câmara Municipal de Joinville-SC: 73,71%
> Câmara Municipal de Cascavel-PR: 72,73%
> Câmara Municipal de Barra Velha-SC: 72,51%
> Câmara Municipal de Maringá-PR: 72,29%
> Câmara Municipal de Balneário Camboriú-SC: 72,11%
> Câmara Municipal de Paranaguá-PR: 68,83%
> Câmara Municipal de São José-SC: 68,13%
> Câmara Municipal de Santa Maria-RS: 67,33%
> Câmara Municipal de São José dos Pinhais-PR: 62,34%
> Câmara Municipal de Guaratuba-PR: 61,04%
> Câmara Municipal de Pinhais-PR: 41,13%
> Câmara Municipal de Navegantes-SC: 51,00%
> Câmara Municipal de Canoas-RS: 29,88%
> Câmara Municipal de Viamão-RS: 29,88%
 
Notas de outros órgãos e poderes para referência:
> Câmara Municipal de Itapoá-SC: 100%
> MP-SC: Nota 92,67%
> MP-PR: Nota 92,24%
> MP-RS: Nota 73,71%
> TJ-PR: Nota 93,97%
> TJ-RS: Nota 93,97%
> TJ-SC: Nota 81,03%
> Assembleia Legislativa RS: 89,88%
> Assembleia Legislativa SC: 64,54%
> Câmara dos Deputados: Nota 77,29%
> Senado Federal: Nota 71,31%

 

Radar Nacional de Transparência Publica: O maior repositório de informações sobre transparência pública do Brasil

Conforme o site do PNTP, para além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação concreta que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Afinal, para controlar é preciso ter acesso às informações e conhecer. Saber com clareza como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelos órgãos públicos.

Este é o objetivo e contribuição efetiva que a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - Atricon, os Tribunais de Contas brasileiros – TCs, o Instituto Rui Barbosa – IRB, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios – Abracom – aqui denominados Sistema Tribunais de Contas – e o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci.

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica acessível pela internet que, ao mesmo tempo:

1. divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos;

2. divulga os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, tais como, a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc;

3. serve de portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.

Importa registrar que, dada a inexistência de parâmetros nacionais uniformes para os portais de transparência, o Radar não importa e consolida os dados e informações públicas. Funciona, porém, como um atalho, um acesso facilitado às informações por eles disponibilizadas.

Esta ferramenta funciona como uma chave de acesso para portais de informações de todos os órgãos públicos brasileiros que responderam aos questionários aplicados e validados pelos Tribunais de Contas. Porém, também é interativa, permitindo pesquisas e cruzamentos múltiplos de dados relativos ao índice de transparência de cada portal.

 

O levantamento nacional de transparência pública

O levantamento nacional da transparência foi realizado pelo Sistema Tribunais de Contas no período de maio a novembro/2022 e alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa – isto é, aquela que se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil.

 

O processo de levantamento nacional da transparência

Para a execução do levantamento, foram cumpridas as seguintes etapas:

a. Sistema TCs: aprovação de diretrizes e critérios de transparência pública – alinhados com a legislação que trata da matéria –, com o objetivo de orientar a atuação dos Tribunais de Contas sobre o tema (Resolução Atricon 9/2018, atualizada pela 1/2022);

b. Sistema TCs: instituição do Programa Nacional de Transparência Pública, aderente às diretrizes e critérios de transparência pública, contemplando como projetos (a) o Levantamento Nacional de Transparência Pública, (b) o Radar Nacional de Transparência Pública e (c) a Instituição do Mês de Transparência Pública no âmbito do Sistema TCs (maio/2022);

c. Sistema TCs e Conaci: formalização do Acordo de Cooperação Técnica 03/2022, aderindo ao Programa Nacional de Transparência Pública (maio/2022);

d. Atricon e TCE-MT: desenvolvimento e disponibilização das ferramentas de avaliação dos critérios de transparência, bem como capacitação e suporte aos TCs, visando uniformizar as avaliações e o levantamento em todo o país (matriz de critérios, formulário eletrônico com perguntas fechadas do tipo “atende” ou “não atende”, plataforma de gerenciamento das avaliações, Radar de Transparência Pública etc) (maio a nov/2022);

e. TCs: capacitação dos controladores internos dos órgãos públicos acerca das diretrizes, critérios e ferramentas de avaliação (maio/2022);

f. Controladores internos: avaliação dos portais da transparência dos órgãos em que atuam, seguida do preenchimento e envio do formulário eletrônico de avaliação aos TCs (jun a set/2022). Essa participação da unidade gestora na obtenção das respostas gerou mais engajamento e, eventualmente, melhorias nos portais;

g. TCs: validação – pelos TCs, via formulário eletrônico – das avaliações enviadas pelos controladores internos, nos casos de portais que se habilitaram para a obtenção dos selos de transparência diamante, ouro e prata (out a nov/2022);

h. Atricon: consolidação e divulgação dos resultados do levantamento na ferramenta Radar, na internet, e instituição de novembro – em que foi publicada a Lei de Acesso à Informação – como o mês da transparência pública no âmbito do Sistema TCs (nov/2022);

i. Sistema TCs: concessão do selo de transparência aos órgãos que alcançaram os níveis de transparência diamante, ouro e prata (nov e dez/2022).

 

As diretrizes e critérios de transparência pública

Os parâmetros da avaliação, uniformes em todo o país, foram estabelecidos na Resolução Atricon nº 09/2018, atualizada pela Resolução Atricon nº 01/2022, bem como na cartilha “Acesso à Informação na Prática”, produzida pela Atricon.

Os critérios adotados refletem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente na parte alterada pela Lei de Transparência da Gestão Fiscal (Leis Complementares Federais nº 101/2000, nº 131/2009 e nº 156/2016), a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12527/2011) e a Lei das Ouvidorias (Lei Federal nº 13.460/2017).

Conforme o seu nível de exigência, esses critérios foram agrupados em:

1. essenciais: de observância compulsória, cujo descumprimento pode ocasionar o bloqueio das transferências voluntárias (peso 3);

2. obrigatórios: aqueles de observância compulsória, cujo cumprimento pelas unidades controladas é imposto pela legislação (peso 2);

3. recomendados: aqueles cuja observância, embora não decorra de regra expressa na legislação, constitui boa prática de transparência (peso 3).

 

O reconhecimento da qualidade em transparência pública

A depender do índice de transparência alcançado, os portais foram classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. Essa classificação foi estabelecida com o objetivo de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

A fim de reconhecer os melhores resultados, foram concedidos selos de transparência pública para os órgãos que – após a validação das avaliações dos controladores internos pelos Tribunais de Contas – se destacaram no quesito transparência, atendendo os requisitos para os níveis diamante, ouro e prata:

  

Nível de Transparência

Diamante: 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%.

Ouro: 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%.

Prata: 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.

Intermediário: Nível de transparência entre 50% e 74%.

Básico: Nível de transparência entre 30% e 50%.

Inicial: Nível de transparência abaixo de 30%.

Inexistente: Nível de transparência de 0%.

Os órgãos que alcançaram o índice de transparência superior a 75% mas não atenderam a 100% dos critérios essenciais foram agrupados no nível intermediário e não tiveram direito ao selo de transparência.

 

O que é possível acessar no Radar?

Via Radar, é possível ter acesso tanto aos dados globais consolidados relativos à transparência pública (por Estado, Municípios, Poderes, órgãos etc) quanto aos dados individualizados e detalhados de cada um dos órgãos que os integram.

Ao selecionar a Prefeitura de um município, por exemplo, é possível conhecer, em detalhes, seu índice e nível de transparência, quais informações são disponibilizadas em seu portal e, ainda, acessar os links que redirecionam o acesso às informações diretamente na fonte (receitas, despesas, folhas de pagamento, diárias, contratos, licitações etc).

Os gráficos e dados estão disponibilizados de forma aberta – para download – e de modo interativo, permitindo a comparação de informações, a adição de filtros, a visualização dos resultados em mapas e gráficos, entre outras possibilidades.

Para melhor compreensão dos recursos e informações disponíveis e da forma de acesso a cada um deles, assista ao vídeo tutorial.

Aqueles que alcançaram o índice de transparência inferior a 75% foram agrupados nos demais níveis e também não tiveram direito ao selo de transparência:

 

Relatório de resultados do levantamento

Para ter acesso ao Relatório do Levantamento Nacional de Transparência Pública em 2022:

https://radar.tce.mt.gov.br/extensões/atricon2/atricon2.html

 

Análise dos resultados da primeira avaliação Índice Nacional de Transparência Pública

Para o presidente da Atricon, Cezar Miola, "trata-se de um grande projeto dos Tribunais de Contas, através da entidade associativa, visando à efetiva aplicação da Lei de Acesso à Informação. A iniciativa pretende facilitar o acesso dos cidadãos à avaliação dos portais públicos e estimular que os gestores promovam melhorias nos seus ambientes digitais. O tratamento dessas informações pode gerar outros benefícios, por exemplo, avançar com a oferta de serviços digitais”.

Os portais dos Ministérios Públicos, do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas apresentaram nível de transparência equivalente (80%, 80% e 85%, respectivamente) seguido pelos sítios institucionais, dos Executivos (71%), das Defensorias Públicas (64%) e dos Legislativos (62%). O levantamento analisou 106 critérios comuns a todas as instituições e até 21 critérios especificamente elaborados para cada um dos Poderes ou órgãos. Entre os que apresentaram o maior nível de transparência estão os considerados prioritários, como os referentes à existência de site e à ferramenta de busca (93%); institucionais (81%), como os que exigem a disponibilização de números de telefones, endereços e horários de atendimento; e os ligados à área de despesa (80%), recursos humanos (79%) e receita (76%).

“Não há, do ponto de vista prático para o exercício da cidadania, um trabalho desse nível no país. Todo cidadão precisa saber que ele tem acesso a todas as informações necessárias para exercer o controle social”, disse o conselheiro do Tribunal de Cotas de Mato Grosso, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, coordenador do projeto, na apresentação do Radar da Transparência Pública.

Já entre os itens de avaliação que apresentaram menor nível de atendimento estão os que examinam a existência de Serviço de Informações ao Cidadão (55%), e a oferta de dados ligados à receita pública (58%) e à despesa (63%) aos relatórios da gestão fiscal (66%) e Contratos (69%).

Ao analisar os dados de todos os portais públicos dos Poderes e órgãos, os Estados que alcançaram o maior índice de transparência são Pará (95%), Rondônia (83%) e Espírito Santo (80%). 

A pesquisa faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e tem o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT).

O levantamento completo e a ferramenta Radar da Transparência Pública, que reúne todas as informações, foram lançados no dia 17 de novembro de 2022, durante o VIII Encontro Nacional de Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro. No site, será possível consultar a situação de cada instituição fiscalizada conforme os critérios atendidos.

Os portais públicos que atenderem a 75% dos critérios receberão um selo de transparência: Diamante (100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 95% e 100%), Ouro (atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 85% e 94%) ou Prata (atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 75% e 84%).

O VIII ENTC recebeu pelo menos 1,5 mil inscrições para as modalidades presencial e online. Entre os palestrantes estão os ministros do STF, Luiz Fux, e do TCU, Bruno Dantas e Antonio Anastasia, o cientista político Fernando Schuler, o advogado, filósofo e professor universitário, Silvio Almeida, e a neurocientista Carla Tieppo. Ao todo a programação conta com 8 painéis e conferências, 5 oficinas, 13 reuniões técnicas, além da Assembleia Geral da Atricon.

Fonte: Atricon, Programa Nacional de Transparência Pública e Radar Nacional de Transparência.

 

Poder Legislativo de Itapoá será sede de “Casamento Coletivo”

O Poder Legislativo de Itapoá está prestando apoio para a realização do casamento comunitário que ocorrerá no dia 19 de novembro de 2022.

O evento é uma organização da Juíza de Paz do município, que, observando as dificuldades enfrentadas por alguns casais, buscou junto ao Cartório de Registros Civis a autorização para a execução deste procedimento.

Os membros desta Casa Legislativa de Itapoá compreendem a importância da regularização do casamento para muitos casais que desejam constituir família, por isto, prestam apoio cedendo a sede com os votos de que estas uniões sejam sempre plenas de amor, companheirismo e felicidades.

 

Casamento Coletivo 2022 de Itapoá-SC

Data: 19/11/2022

Hora: A partir das 18h

 

 

Projeto de Lei de Incentivo às Associações e Cooperativas de Catadores de Material Reciclável será analisado nesta segunda-feira

Os vereadores de Itapoá realizam nesta segunda-feira, dia 07 de novembro de 2022, a 73ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura. Na pauta, destaque para o Projeto de Lei n. 88/2022, que Institui o Programa de Incentivo às Associações e Cooperativas de Catadores de Material Reciclável, no município de Itapoá, denominado Pró Recicla Itapoá.

O programa Pró Recicla Itapoá tem os seguintes objetivos:

I – estimular a geração de emprego e receita, em especial, às famílias de baixa renda;

II – fomentar a criação e manutenção de associações e/ou cooperativas entre os trabalhadores que atuam no recolhimento, processamento e comercialização de material reciclável;

III – possibilitar, através do trabalho, o resgate da cidadania e demais direitos sociais aos interessados no programa;

IV – desenvolver a defesa do meio ambiente através da coleta seletiva, triagem e reciclagem dos resíduos sólidos;

V – ampliar a educação ambiental no Município, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem.

Confira a pauta completa da Sessão Ordinária:

Clique aqui.

Link da transmissão ao vivo:

Clique aqui.

 

Escola do Legislativo promove palestra sobre "Os benefícios do credenciamento no CMDCA"

Nesta quarta-feira, dia 09 de novembro de 2022, a partir das 19h, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itapoá, em parceria institucional com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itapoá. A palestra será proferida pela conselheira do CMDCA de Itapoá Sra. Elvira Lacerda.

Você participa de alguma associação que tem projetos com crianças e adolescentes?! Então, anote na sua agenda e venha participar desse bate-papo e saber como se credenciar no CMDCA para que possa participar de futuros Editais.

Fonte: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itapoá. 

Comitiva da Câmara Municipal de Nova Mamoré-RO realiza visita técnica em Itapoá

Nessa quarta-feira, dia 26 de outubro de 2022, o Presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré - Rondônia, Vereador André Luiz Baier, em conjunto com o Vereador Jair Alves de Oliveira, o Diretor Legislativo Claudio Vasconcelos Vedana e a Assessora da Presidência Adélea Naiane, foram recepcionados pelo Presidente da Câmara de Itapoá, Vereador Tiago de Oliveira, e pelos servidores da Casa.

A visita foi agendada pelo Presidente André, a partir da indicação dos servidores do Senado Federal - Interlegis, que comentaram sobre os avanços já realizados pela Câmara Municipal de Itapoá na implantação do processo legislativo 100% digital. 

"Venho solicitar uma agenda para visita à Câmara de Itapoá/SC, para conhecer todos os aspectos de utilização dos softwares disponibilizados pelo INTERLEGIS, e o funcionamento exemplar desta Casa de Leis", comunicou o Presidente André, da Câmara de Nova Mamoré - Rondônia.

Na visita, a Presidência, em conjunto com os servidores da Casa, apresentaram de forma detalhada, e com apresentações práticas das rotinas de trabalho, no uso das ferramentas tecnológicas, com destaque para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), bem como as Normas Jurídicas utilizadas para a regulamentação e mapeamento dos processos dos fluxos informacionais.

Link do Mapa Interativo das cooperações já realizadas pela Casa:

> Clique aqui.

  

Câmara Municipal realiza Reunião Extraordinária das Comissões Permanentes para analisar os Projetos de Lei 79, 80 e 81 de 2022

Conforme Ofício n. 108/2022, expedido pela vereador Izabel Correia Marcondes (Bela), na qualidade de Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, os vereadores membros das Comissões Permanentes foram convocados para reunião extraordinária para analisar os Projetos de Lei n. 79, 80 e 81 de 2022, conforme segue:

• PLO 79/2022 - Projeto de Lei Ordinária, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir créditos adicionais suplementares, por excesso de arrecadação, para o Fundo Municipal de Saúde;

 PLO 80/2022 - Projeto de Lei Ordinária, que dispõe sobre o Programa Municipal de Incentivo às Organizações Sociais, cujas atividades sejam dirigidas à saúde pública, no âmbito do município de Itapoá;

• PLO 81/2022 - Projeto de Lei Ordinária, que autoriza o município de Itapoá a conceder subvenção social, por meio de convênio, visando firmar parceria em prol da prestação de serviços assistenciais à saúde na unidade de Pronto Atendimento 24 Horas do município.

A reunião está agendada para esta sexta-feira, dia 21 de outubro de 2022, com inicio a partir das 08h, no plenário da Casa.

A reunião será transmitida ao vivo, no canal do youtube da Casa, conforme link abaixo:

https://youtu.be/JmpAMivevwk

 

Comissão de Orçamento e Finanças promove Audiência Pública para tratar da LOA 2023

A Comissão de Orçamento e Finanças do Poder Legislativo de Itapoá, programou uma Audiência Pública para tratar do Projeto de Lei nº 77/2022 que “Estima receita e fixa despesa para o exercício financeiro 2023”.

A audiência será na sede da Câmara, sita à Rua Mariana Michels Borges, nº 1115, com início às 11:00 horas do dia 1º de novembro de 2022 e, na ocasião, serão debatidos assuntos pertinentes ao projeto de lei. O tema é de interesse de toda comunidade e, portanto, estará aberta à participação de todos.

A LOA, é peça importantíssima para a gestão orçamentária, compreendendo os “Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social” referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos, autarquias e entidades da administração municipal direta e indireta, para a realização do orçamento no ano subsequente, com o objetivo de evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade, equilíbrio e anualidade.

O Projeto se encontra no Poder Legislativo de Itapoá sob a análise da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, que realizará a audiência pública com o objetivo promover a participação popular com inclusão social de toda a comunidade.

Visando ampliar a participação da população, está disponível a planilha eletrônica para apresentar emendas ao projeto no seguinte acesso:

Emendas LOA 2023

 

Participe, dê a sua sugestão! 

 

Nosso Outubro é Rosa

A Procuradoria Especial da Mulher, reuniu nesta data, os membros do Poder Legislativo de Itapoá/SC, para registrar em foto este momento especial para todas as mulheres. O “Outubro Rosa” foi instituído com o fim de lembrar as causas femininas, em especial a saúde da mulher.  O movimento teve início em Nova Yorque em 1990, com  o evento chamado "Corrida pela cura" para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. No Brasil a primeira ação ocorreu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A campanha anual é realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, com ações preventivas ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde e direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para alertar e encorajar mulheres a realizarem seus exames fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

É importante o engajamento de toda a sociedade, por isso, diversas entidades passaram a iluminar prédios e monumentos, ou decorar vitrines e fachadas na cor rosa transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Junte-se a nós e adote o rosa para chamar a atenção salvando vidas.

 

Realizada Audiência Pública para análise do Zoneamento Ecológico Econômico Municipal

Na noite dessa terça-feira, dia 11 de outubro de 2022, foi realizada pela Câmara Municipal de Itapoá, uma audiência pública para deliberação do Zoneamento Ecológico-Econômico Municipal (ZEEM).

A Audiência Pública contou com a participação dos vereadores, vice-prefeito, secretários municipais, e diversas entidades, sociedade civil organizada e cidadãos interessados no futuro do desenvolvimento do municípios de Itapoá.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da Mesa Diretora Vereador Tiago de Oliveira, e após leitura integral do Projeto de Lei, os cidadãos puderam apresentar questionamentos, que foram analisados e discutidos com o Secretário Municipal de Meio Ambiente Rafael Brito Silveira, e com o Secretário de Planejamento João Gabriel Gonzatto Araldi.

Confira a gravação completa da gravação da transmissão ao vivo:

https://youtu.be/O-iAO6j2_PY

O ZEEM configura-se um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

O ZEEM tem como atribuição fornecer subsídios para orientar as políticas públicas relacionadas ao planejamento, uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações do meio físico, biótico e socioeconômico, tendo como um dos eixos norteadores a definição de estratégias compartilhadas de gestão do território entre Município e sociedade. 

Esse mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas, como também, no uso sustentável dos recursos naturais e no equilíbrio dos ecossistemas existentes.

> Link do Projeto de Lei Complementar n. 06/2022: Clique aqui.

> Link da Lei do atual ZEEM (L.C. n. 21/2008): Clique aqui.

Fonte e fotos: Câmara Municipal de Itapoá.

 

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