Poder Legislativo de Itapoá realiza Audiência Pública da LDO 2023

O Poder Legislativo de Itapoá, por meio da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores de Itapoá, programou uma Audiência Pública para tratar do Projeto de Lei nº 58/2022 que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2023 e dá outras providências.”.

A audiência será na sede da Câmara de Vereadores de Itapoá, com início às 11:00 horas do dia 16 de agosto de 2022 e, na ocasião, serão debatidos assuntos pertinentes ao projeto de lei que disporá sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município de Itapoá para o ano de 2023. O tema é de interesse de toda comunidade e, portanto, estará aberta à participação de todos.

 

Projeto para a LDO 2023 está recebendo sugestões de emendas

O Projeto de Lei n. 58/2022, que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2023 e dá outras providências”, também chamado de LDO, é a peça para a gestão orçamentária e define as diretrizes, objetivos, prioridades e metas para a realização do orçamento no ano subsequente. O principal objetivo do projeto é promover a “inclusão social e a qualidade de vida da população, a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável e a modernização da gestão pública no contexto do Poder Executivo”. Importante frisar que as prioridades da LDO são as seguintes:

I - melhoria da qualidade de vida da população;

II - redução das desigualdades sociais;

III - inclusão social;

IV - oferta de serviços públicos com qualidade, com ênfase nas áreas da educação, saúde, iluminação pública e transporte;

V - o desenvolvimento sustentável;

VI - gestão ambiental e territorial; e

VII - equilíbrio das finanças públicas e modernização da gestão.

O Projeto se encontra no Poder Legislativo de Itapoá sob a análise da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças.

Visando ampliar a participação da população, a Câmara criou uma planilha eletrônica onde a comunidade pode apresentar emendas ao projeto no seguinte acesso: 

Clique aqui

Participe, dê a sua sugestão!

 

ENEM 2022: curso preparatório gratuito promovido pela Escola do Legislativo e Professores voluntários da rede estadual de Itapoá

A partir de parceria firmada entre professores voluntários da rede estadual de Itapoá e a Escola do Legislativo de Itapoá será ofertado curso preparatório para o ENEM de 2022.

O Projeto "Preparatório Challenge" contará com 16 encontros que englobarão 17 disciplinas chaves para aprovação no ENEM (Matemática; Física; Química; Literatura e Redação; Filosofia; História; Biologia; Química; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira - Inglês e Espanhol; Geografia; e Sociologia), com a participação de doze professores da rede estadual de ensino de Itapoá que prepararam um projeto de ensino intensivo até as provas do ENEM.

O curso terá início no dia 06/08, às 8h, na sede da Câmara Municipal, e em todos os sábados subsequentes até a data das provas do ENEM, sendo que o cronograma integral será entregue aos alunos no primeiro dia do curso.

Para participar é necessário inscrever-se por meio do formulário abaixo disponibilizado, uma vez que serão ofertadas apenas 90 vagas para o curso preparatório em razão da limitação de espaço físico do plenário da Câmara Municipal.

Link do formulário de inscrição:

https://forms.gle/JymLyLSEHhP43ncG8 (Últimas vagas disponíveis!)

 

Atualizado em 05/08/2022 às 21h18min - Lista dos alunos matriculados no curso:

Adrian Lael de Oliveira Gonsalves 

Alessandra Maurer do Nascimento

Aline Fernandes Ferreira 

Aline Maria de sena 

Amanda Ghisleri Grasel 

Ana Julia Leopoldo Marafon 

Ana Luiza Janzen

André Gustavo do Rosário da Silva 

Antônio Gabriel de Oliveira Leite 

Bárbara da Silva

Beatriz Cardoso 

Beatriz Saidel de Novais

Betty Santos Frisanco 

Carlos Eduardo Martins 

Carolina Rigo Hofstetter

Cristine Baptista dos Santos 

Deivid Bryan dos Santos 

Eduarda Santos Silva 

Eloy Garcia Leite

Erica Mariana Crespim Do Nascimento 

Estephany Gabrieli Schmeing

Gabriel Floriano de Souza 

Gabriel Ghisleri da Rosa

Gabriel Roberto Lenzi Neuber 

Gabriella Regina de Oliveira 

Giovana Vitoria Rodrigues Porto dos Santos

Giovanna Barreto Rossi 

Giulya Piazzetta Bus

Gledson Vieira Sell Miguel

Heloísa Reale

Indianara Gonçalves Do Nascimento Santos 

Isabela Cavalcante Pereira de Miranda 

Isabela Cristina Cassarotti 

Isabella Cavada Barcellos 

Isadora de Brito Cruz

Isadora Pereira Nunes

Izabela Luciana Grosskopf 

João Victor Pereira Machado

João Vitor de Souza Pereira 

Juan Cesar Hau Maoski Monteiro da Silva 

Júlia Pereira Duarte 

Julia Somenzi Barbosa

Karolina vitorino 

Kauany Laira Correa Pereira 

Kethilyn Geovana de Jesus do Rosário 

Ketlyn Lorrane Mendes Alonso Fernandez 

Larissa Oliveira Duarte 

Leonardo Gomes da Silva

Leonardo Telles Charneski 

Leslye Mesquita Souza 

Letícia Carolina Bedin 

Leticia Duarte Schultz 

Leticia Toporovicz Nichele

Lily Freitas Pires de Camargo 

Luana Marina Castilho Gomes

Lucas Vieira Raichle

Luiza Maria Paixão 

Marcelo Henrique Schatzmann 

Marcos Gabriels de Mello

Maria Eduarda Greca

Maria Fernanda Arbigaus Nagorski 

Maria Luiza Camargo de Araújo 

Mariele Souza da Graca 

Melanie Guerra Fank

Miguel Pafume Rodrigues

Miriã Neres de Moura 

Natália Araújo

Nathali Maran Grokoski Moro 

Nicole Costa Guimarães 

Oliver Dallagnol 

Rebeca Santana Timoteo

Renata Nelly de Oliveira de Lima

Rhayane Pierchack Ribeiro 

Samara de Paula Felix

Sara Karolyna de Castro

Sarah Maria Monteiro caldeira 

Thalyta Sincero

Theo Okagawa Rodrigues 

Vitor Gabriel da Silva Paulino de Freitas 

Vitória Nardelli Vieira Gonçalves 

Ygor Gabriel da Silveira Romeiro

 

Câmara sedia audiência pública consultiva da criação da Área de Proteção Ambiental de Itapoá

Na noite dessa quarta-feira, dia 28 de julho de 2022, a Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá realizou uma audiência pública consultiva no plenário da Câmara Municipal de Itapoá, para tratar da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itapoá.

A audiência contou com ampla participação dos munícipes, e foi aberta pelo Presidente da Câmara, Vereador Tiago de Oliveira, e conduzida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente Rafael Brito Silveira.

Para a apresentação da proposta de criação da APA de Itapoá, o Secretário Municipal Rafael, em conjunto com a Engenheira Florestal e servidora da Prefeitura de Itapoá Talita Walter, realizaram uma exposição com as informações sobre a localização e delimitação da APA, a legislação pertinente, e o respectivo estudo ambiental que subsidiou a proposta de criação da APA.

Estavam presentes no evento, o Vice-Prefeito, Jeferson Garcia, o Secretário de Administração, Jonecir Soares, o ex-Prefeito Ademar Ribas do Vale, representantes da ADEA e da Apremai, moradores da Barra do Saí, entre outros cidadãos.

O evento foi transmitido ao vivo no canal do youtube da Câmara, com a gravação disponível no link abaixo:

https://youtu.be/p912yZ4m544

 

Vereadores realizam reunião extraordinária a partir das 17h30 desta quarta-feira (27/07/22)

Conforme informações do Ofício n. 73/2022  expedido pela Presidência, e a partir do pedido de urgência da Chefia de Gabinete, foi convocada a 22ª Reunião Extraordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de Itapoá, a qual se realizará no dia 27 de julho de 2022 (quarta-feira), com início às 17h30.

Link da pauta: Clique aqui.

A Câmara Municipal de Itapoá já está em período de recesso legislativo, nos termos do artigo 22 da Lei Orgânica, porém em razão de projetos em regime de urgência e de ações em andamento do Poder Executivo Municipal, há projetos que precisam ser analisados, discutidos e deliberados pelos vereadores de Itapoá. Para atender ao pedido da Prefeitura, os vereadores foram convocados para a reunião extraordinária, nos termos regimentais. 

A reunião será transmitida ao vivo, pelo canal oficial no youtube da Casa, conforme link abaixo:

https://youtu.be/zQ9xAVIvs4s

 

Comitiva da Câmara Municipal de Balneário Piçarras realiza visita técnica na Câmara de Itapoá

Na manhã dessa quarta-feira, dia 20 de julho de 2022, o Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Balneário Piçarras, Vereador Jorge Luiz da Silva, em conjunto com a Chefe de Gabinete da Presidência Nadia Cabral, da Assessora de Recursos Humanos Jucilene Gazaniga, e do Assessor Legislativo João Celant, foram recepcionados pelo Presidente da Mesa Diretora da Casa, Vereador Tiago de Oliveira, pela Analista Jurídica Karolina Vitorino e pelo responsável do Setor de TI, Francisco Xavier Soares Filho.

Na visita técnica, a comitiva da Câmara Municipal de Balneário Piçarras-SC buscou identificar e analisar algumas das inovações administrativas e tecnológicas da Câmara Municipal de Itapoá, com destaque para os processos legislativos e administrativos digitais, e o uso de instrumentos jurídicos e tecnológicos em que garantem maior eficiência administrativa, inclusive com a possibilidade de alguns serviços e atividades profissionais da Câmara serem executados em ambiente virtual.

Como resultado a visita, as duas Câmaras Municípios dos municípios de Balneário Piçarras e de Itapoá, se comprometeram a firmar uma cooperação institucional para aproximar, cada vez mais, os Municípios, com o objetivo de viabilizar o apoio técnico entre ambas as instituições. Trata-se de Municípios litorâneos, e que possuem perfil econômico semelhantes, sendo de interesse de ambos a busca pelo desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos através de inovações tecnológicas e administrativas.

Fonte e fotos: Câmara Municipal de Itapoá.

 

Vereadores realizam reunião extraordinária a partir das 18h desta segunda-feira (18/07/22)

Conforme informações do Ofício n. 71/2022  expedido pela Presidência, e a partir do pedido de urgência da Chefia de Gabinete, foi convocada a 21ª Reunião Extraordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de Itapoá, a qual se realizará no dia 18 de julho de 2022 (segunda-feira), com início às 18h.

Link da pauta: Clique aqui.

A Câmara Municipal de Itapoá já está em período de recesso legislativo, nos termos do artigo 22 da Lei Orgânica, porém em razão da grande quantidade de ações em andamento do Poder Executivo Municipal, e dos projetos que precisam ser analisados, discutidos e deliberados pelos vereadores de Itapoá, e para atender ao pedido da Prefeitura, foram os vereadores convocados para a reunião extraordinária, nos termos regimentais. 

A reunião será transmitida ao vivo, pelo canal oficial no youtube da Casa, conforme link abaixo:

https://youtu.be/SH5kbkfaq_g

 

Escola do Legislativo promove palestra sobre os três Poderes aos alunos da rede municipal

Nas manhãs dos dias 11 e 12 de julho de 2022, ocorreram palestras promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itapoá, com os agentes públicos integrantes dos três Poderes no município de Itapoá, para promoção de atividades de ensino direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino de Itapoá.

Os eventos contaram com a presença e colaboração da Juíza de Direito Dra. Aline Vasty Ferrandin, do Promotor de Justiça Dr. Victor Abras Siqueira, da Secretária de Educação Sra. Luíza Montalvão de Oliveira Bongalhardo, da Secretária da Fazenda Sra. Ângela Maria Puerari, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Itapoá Vereador Tiago de Oliveira.

Nessa primeira etapa, os alunos das escolas Monteiro Lobato e Ayrton Senna acompanharam as explanações sobre a histórica de formação e a atual competência constitucional dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como o papel do Ministério Público como órgão independente.  

 

Gravação do dia 11/07/2022

Link: https://youtu.be/LZqhP9tRvjE

 

Gravação do dia 12/07/2022

Link: https://youtu.be/XLv-ze9f9FI

 

A Câmara Municipal de Itapoá agradece aos agentes públicos que participaram do evento, e de forma graciosa, proporcionaram um importante dia de aprendizado aos jovens itapoaenses.

Fonte e fotos: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itapoá.

Mesa Diretora promove Audiência Pública com pescadores artesanais de Itapoá

Na próxima quinta-feira, dia 07 de julho de 2022, a partir das 19h, a Câmara Municipal de Itapoá promove uma Audiência Pública para tratar da pesca artesanal em Itapoá, e das questões fiscalizatórias e regulamentares pertinentes. O objetivo é orientar e promover o diálogo entre os pescadores artesanais, órgãos de controle e sociedade.

A Audiência Pública está sendo organizada pela Mesa Diretora, e será presidida pelo vereador Tiago de Oliveira. O Departamento Legislativo da Casa, a pedido da Presidência, expedirá Ofícios com convites para representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Ministério Público, e para pescadores representantes das associações de pescadores.

A reunião será aberta ao público, e os cidadãos interessados podem fazer o uso da palavra, para apresentar sugestões, questionamentos e manifestações em geral. A reunião também será gravada e transmitida ao vivo, no canal do youtube da Casa.  

Por fim, a Audiência Pública é uma ação propositiva, na busca em promover o diálogo entre os principais agentes envolvidos na questão da pesca artesanal e na fiscalização do pescado para o consumo nas condições sanitárias apropriadas, em conformidade com a legislação vigente.

Quando: Dia 07/07/2022 a partir das 19h.

Local: Câmara Municipal de Itapoá.

Dúvidas ou maiores informações através do celular da Câmara ou whatsapp, pelo número (47) 99668-5690.

---

Atualizado em 08/07/2022 às 08:05min

Link da gravação da reunião: 

https://youtu.be/E7ZiysEYOdw

 

Câmara Municipal presta informações para participar do Programa Nacional de Transparência Pública

No mês de maio, em que comemoramos os 10 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação – Lei (federal) nº 12.527/2011 –, os Tribunais de Contas brasileiros lançaram o Programa Nacional de Transparência Pública, no intuito de mobilizar as próprias instituições de controle, os agentes públicos e a sociedade para a concretização do direito fundamental à informação.

Tal interesse foi materializado no Acordo Plurilateral de Cooperação Técnica nº 03/2022, formalizado no dia 24/5/2022 entre os Tribunais de Contas do Brasil, incluindo o egrégio Tribunal de Contas de Santa Catarina, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

O Programa terá início com o Projeto 1 – Levantamento Nacional da Transparência Pública –, cujas finalidades serão diagnosticar, avaliar, recomendar e monitorar a implementação de medidas voltadas a ampliar a transparência pública ativa no Brasil, conforme as regras e legislação vigentes.

Em síntese, seguem os detalhes do levantamento:

a. terá como escopo a avaliação da transparência ativa dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios;

b. contará com o imprescindível apoio dos controladores internos na avaliação preliminar da transparência ativa da respectiva unidade gestora;

c. terá, como produto principal, o Radar Nacional de Transparência Pública, ferramenta que, além de viabilizar a divulgação do resultado do levantamento e dos índices individualizados e consolidados de transparência, servirá como portal de acesso a todas as páginas de transparência pública do Brasil;

d. culminará com a emissão de Certificado de Qualidade de Transparência Pública para as unidades gestoras que alcançarem o nível elevado de transparência em 2022.

A Câmara Municipal de Itapoá, ao longo dos últimos anos, buscou intensificar ações para promoção da transparência ativa, através de um forte compromisso político e técnico dos vereadores e servidores da Casa. Inclusive, na última revisão do Regimento Interno da Casa, ocorrida no ano de 2021, foram incluídos os seguintes dispositivos legais:

Art. 46.  São atribuições do Plenário, entre outras, as seguintes:

X –  garantir o amplo acesso das reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara, com a transmissão por rádio e/ou televisão, ou transmissão ao vivo pela internet;

[...]

XII –  disponibilizar as gravações das Reuniões no site institucional do Poder Legislativo de Itapoá;

[...]

XIV –  garantir o amplo acesso e a disponibilização de todos os documentos do processo legislativo on-line no site da Câmara, de modo a permitir o mesmo nível informacional tanto dos Vereadores quanto dos cidadãos

XV –  garantir o amplo acesso das informações e a disponibilização na internet, em tempo real, da contabilidade da Câmara, com o detalhamento das receitas e despesas, bem como de formas de pesquisas para facilitar o acompanhamento e o entendimento das informações contábeis.

Portanto, além da divulgação das informações, o Regimento Interno definiu a obrigatoriedade dessa disponibilização. No caso do processo legislativo, o desafio foi ainda maior, sendo que absolutamente todos os documentos (projetos, pareceres, atas, ofícios, normas jurídicas, entre outros) são divulgados, em tempo real, em seus originais assinados com certificado digital padrão ICP-Brasil, e as Proposições ainda são tramitadas também em tempo real, no sistema oficial da Casa, e com acesso público para consulta pelos cidadãos.

Assim, tanto o vereador quanto o cidadão já possuem o mesmo nível de acesso informacional, e utilizam os mesmos sistemas e acessos para as consultas. Tão logo são protocolas documentos no processo legislativo, imediatamente já são disponibilizados ao público.

Outro ponto que merece destaque são as informações da contabilidade. Além de cumprir as determinações legais, neste ano de 2022, a contabilidade da Casa passou a ser 100% digital com o uso de assinaturas com certificado digital padrão ICP-Brasil. A divulgação das informações se dá pelo sistema, e são anexados os documentos originais produzidos pela contabilidade, em tempo real. Todos os documentos da contabilidade são disponibilizados no Portal da Transparência, inclusive os empenhos assinados digitalmente, as liquidações, as notas fiscais, fotos dos produtos recebidos ou serviços prestados, termo de pagamento, comprovante de pagamento bancário, requisição de compra, e todos os demais documentos contábeis.

No Setor de Recursos Humanos, destaca-se pela disponibilização de todas as informações determinadas em Lei, inclusive as remunerações, plano de carreira, e demais informações da folha de pagamento. Além disso, também é disponibilizado o registro de ponto eletrônico de todos os servidores, efetivos e comissionados. Assim, o cidadão pode acompanhar a assiduidade e pontualidade de cada um dos servidores, e verificar os respectivos tratamentos, justificativas apresentadas sobre eventuais inconsistências e o respectivo cálculo das horas trabalhadas, mês a mês.

Sobre as diárias, a Câmara disponibiliza as informações determinadas em Lei, e vai além, disponibilizando o processo completo da requisição assinada digitalmente pelo servidor requerente e ordenador de despesas, e a respectiva prestação de contas completa, inclusive com os respectivos comprovantes e documentos anexados ao processo da prestação de contas, de maneira a garantir a máxima transparência. Ou seja, absolutamente todos os documentos relacionados às diárias são disponibilizados, em tempo real, no Portal da Transparência.

Outro ponto que merece destaque é o processo de compras por dispensa de licitação. Trata-se de um serviço que foi regulamentado a partir das disposições da nova Lei de Licitações - Lei 14.133/2021. A Casa já realizou mais de 80 (oitenta) processos de dispensa de licitação em que garante a máxima transparência. Ressalte-se que a dispensa de licitação, agora prevista no art. 75 da Lei n. 14.133/2021, notadamente quanto à hipótese do inciso II (valor reduzido) visa, em síntese, atender aos princípios da economicidade e da eficiência administrativa, evitando que os custos econômicos do processo de licitação ultrapassem os benefícios que serão alcançados com a futura contratação. 

A iniciativa da Câmara com a ampla publicidade e transparência dos processos de compras busca incentivar todas as empresas de Itapoá para participarem dos processos de orçamento. A Casa realiza uma fase preliminar com o levantamento de três ou mais orçamentos, por exemplo, e posteriormente publica no site institucional para que outras empresas, ou mesmo as mesmas empresas, iniciem uma disputa de preços através do preenchimento de um simples formulário eletrônico. E esse projeto já está proporcionando economicidade.

Todas essas ações acima relatadas estão alinhadas com a missão institucional da Casa, na busca em aumentar e melhorar, cada vez mais, a transparência ativa das informações da Câmara, e de buscar otimizar a eficiência operacional, conforme os objetivos da atual gestão e dos princípios da administração pública.

 

Mesa Diretora realiza convocação de reunião extraordinária para o dia 24/06/22

Conforme informações do Ofício n. 54/2022 expedido pela Presidência, fica convocada a 19ª Reunião Extraordinária desta Casa de Leis, a qual se realizará no dia 24 de junho de 2022 (sexta-feira), com início às 13h15, com a seguinte pauta: 

• Entrada: Projeto de Lei Ordinária n. 47/2022 - Autoriza o Poder Executivo a transferir recursos financeiros, através da celebração de Termo de Fomento, à entidade sem fins lucrativos “Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Itapoá – AMA”, nos termos da Lei Federal n. 13.019, de 31 de julho de 2014 e Decreto Municipal n. 4.332, de 17 de fevereiro de 2020.

• Única Votação: Requerimento n. 59/2022 - Alteração no Regime de Tramitação para Urgência Especial do Projeto de Lei Ordinária n. 47/2022, com observância ao art. 123, parágrafo 3º, inciso VII, art. 145, parágrafo 2º, e ao art. 148.

A reunião se realizará por videochamada, com observância ao art. 25, parágrafo 5º da Lei Orgânica Municipal, e será transmitida ao vivo, pelo canal oficial no youtube da Casa, conforme link abaixo:

https://www.camaraitapoa.sc.gov.br/tv-camara/ao-vivo.html.

 

Encontre-nos no Facebook

Câmara Municipal de Itapoá

De Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h,

Reuniões Ordinárias: segundas-feiras às 19h,

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Celular: (47) 99668-5690 (whatsapp),

Rua Mariana Michels Borges, nº 1115,

Bairro Itapema do Norte - Itapoá-SC,

CEP 89249-000. Localização: Clique aqui.

Mais informações / contato: Clique aqui.

© 2009 - 2022 Câmara Municipal de Itapoá-SC - Portal desenvolvido pelo Setor de TI, com o uso dos softwares livres CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e BD MySQL.